sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Governo brasileiro proíbe venda de carne de frango de três empresas

Corporações ultrapassaram limite de água permitido no produto, que é de 6% do peso

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) decidiu suspender a comercialização de carne de frango in natura congelada e resfriada das empresas Rigor Alimentos, de São Paulo, Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), do Paraná, e BRF Brasil Foods (empresa que resultou da união entre Perdigão e Sadia), de Santa Catarina. A causa da suspensão foi o excesso de água encontrado nos produtos.

De acordo com o governo, esses estabelecimentos foram submetidos a uma fiscalização sobre o estoque antes da liberação para o comércio. Segundo portaria do Mapa, carcaças e cortes de aves podem ter até 6% de água depois de descongeladas.

As empresas infratoras ficarão sob um regime de fiscalização até que comprovem a correção da irregularidade. Segundo a assessoria do Ministério, o tempo necessário para as empresas voltarem a vender esses produtos depende da adequação às normas estipuladas pelo governo.

Isso será feito, segundo o Mapa, por meio da revisão dos programas de autocontrole e da apresentação das análises de três lotes com os padrões previstos em lei.

O Mapa recolhe, todo ano, mais de mil amostras para analisar o percentual de água em carcaças de aves e em produtos vendidos no comércio e produzidos nas empresas.

Quando são detectadas irregularidades, os estabelecimentos, além de autuados e multados, podem passar pelo Regime Especial de Fiscalização – o que significa uma suspensão temporária das vendas. Desde 2007, 34 empresas já foram submetidas a esse regime.
 
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.