terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mineiros presos no Chile receberão videogames

Medida é considerada importante, uma vez que já foram constatados sinais de depressão em cinco dos trabalhadores

Cauã Taborda e Paula Rothman

São Paulo - Além de comida e roupas os 33 mineiros presos há três semanas em uma mina em San José, no Chile, receberão consoles PSP, da Sony. Os videogames foram incluídos nos mantimentos diários de cada um dos trabalhadores para ajudá-los a matar o tempo e aliviar a tensão que vivem, já que eles devem ficar presos até dezembro, quando deve ser concluída a abertura de um túnel para o resgate. Por enquanto, alimentos, medicamentos e outros objetos são entregues aos mineiros por meio de uma sonda.

Dependendo do uso, a bateria de um PSP pode durar até seis horas. A medida é considerada extremamente importante, uma vez que já foram constatados sinais de depressão em cinco mineiros, segundo o jornal La Nación. Esta semana a Nasa irá enviar três especialistas para o local, numa tentativa conjunta de encontrar um melhor desfecho para a situação.

Desde o dia 5 de agosto, quando a entrada da mina ruiu, os trabalhadores estão em uma sala de emergência, sendo seu espaço limitado aos 25 metros quadrados da área e a cerca de dois quilômetros de corredor. "Os chilenos estão muito preparados; os mineiros fizeram muito por si, se organizaram para sobreviver", disse em entrevista à TV Nasa o Dr. Michael Duncan, médico e chefe da missão.

Soterrados a 700 metros de profundidade, debaixo de rocha sólida, os mineiros não sabem que as tentativas de remover as pedras da entrada da mina causaram ainda mais instabilidades na área. A única solução é perfurar um novo túnel e içá-los - mas, escavando a uma velocidade máxima de 10 metros por dia, a operação deve levar ainda alguns meses.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.