terça-feira, 31 de agosto de 2010

Superintendente do Incra no Mato Grosso do Sul é preso por fraude em assentamentos

CAMPO GRANDE - A Polícia Federal (PF) cumpriu 19 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em oito cidades em Mato Grosso do Sul e uma em São Paulo, com objetivo de prender integrantes de quadrilha que fraudava distribuição de lotes em assentamentos no município de Itaquiraí, sul-matogrossense. Entre os detidos, estão o superintendente regional substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul, Waldir Cipriano Nascimento, e dois vereadores de Itaquiraí: Joel José Cardoso e Arcélio Francisco José Severo, ambos do PDT. Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Dourados e Campo Grande, líderes de assentamento e empresários participavam do esquema, que causou prejuízo de pelo menos R$ 12 milhões.

Na operação, denominada Tellus, foram mobilizados 137 policiais para cumprimento dos mandados em Campo Grande, Naviraí, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Nova Andradina, Batayporã e Angélica. Em São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos em Cosmorama.

Nas investigações, Polícia Federal e Ministério Público Federal de Dourados confirmaram as seguintes irregularidades: fraudes na distribuição de lotes nos assentamentos do completo Santo Antônio, em Itaquiraí; comercialização de lotes destinados a reforma agrária, operação que era regularizada por servidores do Incra; manipulação de concorrências para aquisição de produtos e serviços comprados com verbas federais; recebimento de propina por servidores do Incra para exclusão de imóveis rurais de processo de avaliação para verificação de produtividade.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.