quinta-feira, 2 de setembro de 2010

1ª Feira de Agricultura Familiar

Evento será realizado em Nova Friburgo
durante o feriadão da Independência com
atrações e produtos da agricultura orgânica

Uma oportunidade a mais de entretenimento e lazer para quem for curtir o feriado da Independência, em Nova Friburgo. Friburguenses e visitantes terão a oportunidade de degustar as delícias preparadas nas agroindústrias familiares do município e de toda a região.

Numa parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por intermédio de sua Secretaria Municipal de Agricultura, Sebrae-RJ e demais entidades do agronegócio familiar fluminense, acontece entre os dias 5 e 7 de setembro a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Nova Friburgo, na praça Demerval Barbosa Moreira, no centro da cidade.

O público poderá adquirir queijos e derivados, embutidos/defumados, mel, doces, compotas, geléias, banana passa, conservas vegetais, cachaça, suco de goiaba, goiaba, morangos, trutas defumadas e flores de clima temperado, cultivadas e produzidas na região, sendo que alguns desses alimentos são produzidos, mediante técnicas de agricultura orgânica.

Os produtores que participarão da feira integram os programas Prosperar e Florescer, da Secretaria Estadual de Agricultura, que visam a geração de emprego e renda na atividade rural.

Apresentações de sanfoneiros

A feira conta ainda com a participação da 6º Grupamento de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros Militares (CBMERJ), através da exposição de seus equipamentos especializados e demonstrações de técnicas de salvamento a atendimento à população. Além disso, uma apresentação de shows (curta duração) de sanfoneiros das comunidades rurais friburguenses vai ser garantia de diversão no evento.

Segundo o Secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger, a feira passa a fazer parte d calendário anual de eventos de sua secretaria. Para ele ainda, “a partir dessa experiência, ficará mais fácil decidir sobre a melhor data para a realização, ainda sem data fixa definida”. Para o gerente do Prosperar, Jairo Silva, além de contribuir para a divulgação dos produtos, a feira amplia a capacidade de comercialização.

Segundo ele, o contato com o cliente é uma chance para o produtor testar a aceitação dos produtos e adquirir novos conhecimentos para ampliar sua variedade.

Quem passar pela feira também poderá participar de Oficinas de Arranjos Florais, que ocorrerão nos dias 6 e 7, a partir das 14 horas. De acordo com a coordenadora do Florescer, Nazaré Dias, o objetivo é ensinar a população a criar arranjos de flores para decorar as residências ou locais de trabalho. Também participarão do evento, a Associação de Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro (AproRio), a Associação dos Pequenos Produtores, Floricultores e Moradores de Vargem Alta (Afloralta), a Associação de Produtores de Produtos Orgânicos e a Associação dos Produtores de Truta.

A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Nova Friburgo estará funcionando nos dias 05 e 06, das 11 horas às 19 horas e no dia 7, das 8 horas às 17 horas.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.