quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Serasa: consumo moderado confirma coerência do BC

Quarto aumento mensal consecutivo da atividade comercial mostra recuperação, mas em cenário benigno do ponto de vista da inflação

Eduardo Tavares, de EXAME.com

São Paulo - Pelo quarto mês seguido o indicador de atividade do comércio da Serasa registrou crescimento. Os economistas da entidade veem neste movimento uma evidência de que o consumo voltou a acelerar depois de um segundo trimestre fraco. Entretanto, a retomada não é "explosiva" como foi no começo do ano, o que "confirma a coerência do Banco Central (BC)" ao manter a Selic em 10,75% ao ano.

Em agosto, o aumento da atividade comercial foi de 0,3% em relação ao mês anterior. Em julho, o crescimento havia sido de 0,9%. "Os dados do varejo dão sustentação à decisão do BC porque o crescimento que se abre neste trimestre é uma retomada, mas não tem a força observada no início do ano", diz Luiz Rabi, economista da Serasa.

Além dos dados atuais, as perspectivas também são favoráveis à postura da atividade monetária. O indicador da Serasa que projeta a atividade comercial nos próximos seis meses mostra crescimento da economia, porém, a uma velocidade menor.

"As duas medições confirmam um cenário benigno no que diz respeito à inflação. Se houver necessidade de elevar a Selic novamente, é provável que seja apenas em 2011", afirma Rabi.

Construção civil

O resultado positivo de agosto foi puxado pela alta de 1% no movimento do setor de material de construção, seguido pela elevação de 0,6% observada no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática.

Na comparação com agosto de 2009, o crescimento foi de 8,5%, também puxado pelo segmento de material de construção (alta de 16,9%). Com este resultado, o setor passou a liderar a expansão da atividade varejista em 2010, acumulando um crescimento de 16,8% nos oito primeiros meses do ano, frente ao mesmo período de 2009.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.