quinta-feira, 2 de setembro de 2010

4º Festival de Pipas ‘Amigos de Boa Vontade’

Evento com apoio da Secretaria de Esportes
incentiva atividade ao ar livre no domingo

O 4º Festival de Pipas foi realizado, na manhã ensolarada do último domingo, 29 de agosto, na área da Via Expressa, em Olaria. O prefeito Heródoto Bento de Mello marcou presença, desde às 10 horas, quando se iniciou o evento, acompanhado dos secretários de Esportes, Frank James Fernandes e de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland e, ainda, de Moacir Poletti, do grupo ‘Amigos da Boa Vontade’, um dos organizadores do evento. Equipes da Secretaria municipal de Esportes prestaram todo apoio à realização do evento, que foi um verdadeiro sucesso.

No céu, pipas de diversos tamanhos, cores e formatos; no solo, tanto crianças quanto adultos tiveram diversão garantida num domingo diferente, de muita descontração. O próprio prefeito Heródoto, empunhando máquina fotográfica , também empinou pipas, relembrando - como ele próprio disse - seus tempos de infância e juventude.

Mas a brincadeira, sem limites de idade, não se restringia apenas ao entretenimento. O 4º Encontro de Pipas constituía também um campeonato organizado por categorias, e no qual era expressamente proibido o uso de cerol (produto cortante a base de vidro). A todo instante, o locutor esclarecia os riscos do uso desse tipo de material, que pode causar acidentes até fatais.

Os competidores, que doaram um quilo de alimento não perecível, receberam gratuitamente cachorro quente e refrigerante durante o evento. E os vencedores tiveram direito a troféus e medalhas.

Taxista de Bom Jardim empolga
com pipa da imagem de Cristo

O taxista Luiz Esperança, veio de Bom Jardim, especialmente para participar do encontro. Juntamente com a mulher Jurema, ele é veterano na participação de eventos do gênero, sendo que no mesmo dia estava programado para ir à Mauá, onde o evento fora cancelado. Desde cedo, no domingo, eles montavam a pipa ‘Foto de Jesus Cristo’, que passaram os três meses anteriores confeccionando.

Medindo quase quatro metros, num formato sextavado, a pipa foi vencedora da categoria Beleza e trazia em seu centro uma imagem de Cristo, circundada por uma faixa e a inscrição: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Segundo Jurema, o desenho da pipa foi todo trabalhado com colagens sobrepostas de recortes de várias partes do Cristo, suas vestes e o entorno da cena, com flores e folhagens. Para içar a pipa, foi necessária uma amarração especial, com barbante e, para soltá-la, ao invés de linha comum, corda média de sisal.

Luiz teve ainda que fazer muita força e aguardar o exato momento em que o evento soprava com mais intensidade, para que a pipa tremulasse bem alto. O prefeito, mesmo com compromisso no 7º distrito, fez questão de esperar para ver a pipa nas alturas. Ele, no entanto, não se contentava somente em ver, mas não abriu mão de fazer centenas de fotos com sua câmera.

Premiação e vencedores

A Equipe Elias Banana, do bairro Perissê, ficou com o primeiro lugar das categorias: Menor Pipa - Pião Roxo e Branco, medindo 19 cm x 10 cm; Engenhosidade - Avião Grande; Manobra - Pião Brasil; Destaque - Pipa Ralha Piu Piu e Maior Pipa - a Ralha Colorida, com cinco metros de altura por 5,3m de largura.

Na categoria Industrial, o 1º lugar foi para Igor Madeira, com a pipa Tubarão; categoria Beleza - pipa Foto Jesus Cristo, de Luiz e Jurema Esperança e na categoria criatividade, a pipa Dragão, de Rafael Pacheco. Participaram do Festival de Pipas, 30 competidores, sendo que receberam troféus os primeiros e segundos colocados de cada categoria; os demais receberam medalhas.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.