sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Direitos dos animais: destaque em evento da Prefeitura

Município traz especialistas para tratar do
assunto no 2º Fórum de Bem-Estar Animal

No próximo dia 25 de setembro, entre 9h30 às 18 horas, o Teatro Municipal na praça do Suspiro, será palco de um evento diferente. Com entrada franca, os friburguense, especialmente os ativistas e simpatizantes da luta pelos direitos dos animais, terão mais uma oportunidade para discutir questões relacionadas ao assunto, durante o 2º Fórum de Bem-Estar Animal, realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Coordenadoria de Bem Estar Animal (Coobea), com patrocínios da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA) e do Centro de Educação Ambiental (CEA).

Organizado pela Coordenadoria de Bem Estar Animal do município, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentável, o evento terá como palestrante a renomada ativista nacional Nina Rosa, fundadora e presidente do Instituto Nina Rosa, ONG de trabalho voluntário, sem fins lucrativos, voltada à educação de valores e que tem como base fundamental o respeito ao reino animal e, como consequência, a ampliação da consciência humana sobre o tema.

Sem abrigos

Segundo a própria Nina Rosa, o instituto não recolhe animais e nem mantém abrigo. “Acreditamos que a educação e o exemplo têm o poder transformador e incentivam a responsabilidade pela natureza, pelo reino animal e pela própria humanidade”. Com esse entendimento, o instituto realiza projetos e produz material educativo. Um deles, intitulado ‘Fulaninho, o cão que ninguém queria’, é adotado pelas Prefeituras de Anápolis (GO), Palmas (TO), Belém (PA), Caxias (MA), Arroio Grande (RS), Blumenau (SC), Brasília (DF), bem como os municípios paranaenses de Araucária, Ponta Grossa e Curitiba (PR), além dos paulistas: Araraquara, Arujá, Atibaia, Barueri, Bauru, Caieiras, Cosmópolis, Cubatão, Estância Turística de São Roque, Itapecerica da Serra, Jandira, Rio Claro, Santos, São Paulo (Capital), Taboão da Serra e Taubaté e ainda, no Estado do Rio, Rio das Ostras, entre outros.

Em São Paulo, desde 2001, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação do Município, mais de 200 mil crianças e adolescentes de escolas públicas municipais e estaduais já aprenderam com o material da ONG, noções de como respeitar os animais, o meio ambiente e o próprio ser humano.

‘Compaixão e consciência pelos animais’

Com essa temática, o Fórum de Bem-Estar Animal ainda receberá o palestrante Mauricio Varallo, fundador, em 2003, do Instituto ‘É O BICHO!’, de Florianópolis, Santa Catarina, organização que presidiu por três anos. Foi autor de inédita Ação Civil Pública na Justiça Federal, no mesmo ano, contra a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que, por decisão liminar, foi obrigada a interromper a matança indiscriminada de animais no canil público da cidade.

Também ministrarão palestras, o mestre em direito e promotor de justiça de São José dos Campos, São Paulo, Laerte Fernando Levai e o biólogo Sérgio Greif, ativista do movimento contra o uso de animais em pesquisas científicas e na educação.

Semana dos Direitos dos Animais

Por decreto do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a última semana de setembro, desde 2007, é, anualmente, dedicada aos direitos dos animais. A referida semana é dedicada ao desenvolvimento de ações, debates, cursos, palestras e seminários que visem à conscientização e à divulgação dos direitos dos animais, domésticos ou não.

O 2º Fórum de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo aproveita a data para realizar exatamente a conscientização sobre o tema e a consequente ação de defesa dos direitos instituídos de proteção aos animais.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.