quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Instituto de Inovações traz Programa contra hanseníase

Equipe especializada esteve na cidade
para capacitação de profissionais

O Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS), considerado de Utilidade Pública Federal, esteve nestes dias 1 e 2 de setembro no Hospital Maternidade de Nova Friburgo para ministrar diversos cursos de capacitação no trato da hanseníase.

Desde seu início, o IBISS tem como missão contribuir para a formação de um Brasil com mais saúde social. Para tornar isso realidade, o instituto investe na construção de pontes entre as populações excluídas e os serviços públicos, fornecendo suporte às ações governamentais nas áreas de educação e saúde.

Criado há quinze anos, o projeto de Reconhecimento Precoce de Hanseníase (Reprehan), objetiva criar, empreender e testar iniciativas inovadoras que possam se converter em resultados positivos, no sentido do diagnóstico precoce da doença, o que inclui desde conscientização e difusão de informação até qualificação de profissionais e atuação em instâncias políticas representativas da sociedade.

Por conta das experiências práticas observadas e implementadas em campo, principalmente no Rio de Janeiro, o Reprehan e o IPE lançaram uma coleção de manuais, que servem como guias para que o próprio serviço público da área de saúde programe metodologias inovadoras em seu universo de trabalho.

Através deste projeto, o IBISS tem demarcado sua atuação nacional. Outra intervenção ampla é sua participação no Conselho Nacional de Direitos da Criança e Adolescente (Conanda), onde tem uma reconhecida e efetiva participação.

Em Nova Friburgo, participaram do curso profissionais de saúde da atenção básica e do programa de hanseníase dos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Trajano de Moraes, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Teresópolis, São Sebastião do Alto e Carmo, além de Nova Friburgo.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.