quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mais um ‘Banda na Praça’ Especial

Apresentação da Campesina, antes de ir à Alemanha, será em
homenagem ao 60º ano do Colégio Nova Friburgo da Fundação

Coincidindo com a antecipação em uma semana do sábado, 11, para este dia 4, da apresentação quinzenal no projeto cultural ‘Banda na Praça’, com o fim-de-semana do feriadão da Independência, quando a cidade também estará recebendo os ex-alunos do Ginásio/Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas, para o tradicional Encontro anual, a banda da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense se apresentará a partir das 18 horas deste sábado, 04, nas proximidades do coreto da praça Getúlio Vargas, antecedendo ainda a viagem da renomada agremiação musical à Alemanha, na semana seguinte.

Por sugestão do Secretário de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland, através do coordenador musical da Secretaria municipal de Cultura, músico Mário José Bastos Jorge, e prontamente acatada pelo secretário Roosevelt Concy, o concerto da Campesina será especial em homenagem aos integrantes da Associação de Ex-Alunos daquele educandário, atualmente presidida por Fernão Gondin da Fonseca.

Criado em 1950 e que, apesar de ter funcionado por menos de 30 anos - somente até 1977 – o antigo Colégio mantém vivo até hoje os laços de amizade, entre centenas de seus ex-alunos, ex-professores e ex-servidores do estabelecimento de ensino que utilizava as dependências do prédio normando, onde atualmente funciona o campus regional da Uerj.

O projeto cultural

Realizado a cada 15 dias, sendo a apresentação da Campesina - no segundo sábado do mês e a da Euterpe no quarto sábado - o projeto ‘Banda na Praça’ foi instituído pela Lei Municipal 3.703, objetivando o resgate, a valorização musical de banda civil e o fortalecimento de ambas as instituições culturais friburguenses mais do que centenárias.

Assim, as bandas da Campesina e da Euterpe apresentam-se em locais definidos em comum acordo com a Municipalidade, através da coordenação da Secretaria municipal de Cultura, respectivamente no segundo e quarto sábados de cada mês, sendo que recebem anualmente subvenção da Prefeitura, no valor de R$ 60 mil.

Além das apresentações públicas, as agremiações disponibilizam como contrapartida à comunidade, bolsas de estudos em suas escolas de música. Os interessados devem se informar na Secretaria de Cultura (praça Getúlio Vargas, 89 - antigo Fórum Júlio Vieira Zamith) ou ainda pelos telefones: 22-2522-9996 e 2521-1558.

O Concerto da Campesina

Regida pelo maestro Marcus Almeida, a apresentação da Campesina nesta edição do ‘Banda na Praça’ antecede a viagem da Sociedade Musical à Alemanha, em turnê liderada pelo presidente Carlos Magno da Silva (Maguinho). Através de intercâmbio cultural desenvolvido por Bárbara Husung, a Campesina viaja ao exterior pela terceira vez, com uma delegação de mais de 70 componentes, contando agora com o patrocínio da Petrobras.

Para o concerto em homenagem aos Ex-alunos e ao 60º aniversário do Ginásio/Colégio Nova Friburgo da FGV, a Campesina estará apresentando o seguinte repertório:

HINO DE NOVA FRIBURGO
(Música: maestro Sérvio Lago / Letra: Franklin Coutinho)

CAPITÃO AGENOR SALLES (Dobrado) - (Autor: Joaquim Pereira)

FEIRA DE MANGAIO
(Autores: Sivuca e Glorinha Gadelha com Instrumentação de: Roberto Gonçalves)

THEME FROM AIRPORT 1975 (Autoria e Arranjo: John Cacavas)

BRAZILIAN FESTIVAL (Autores: Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Newton Mendonça, com arranjo de: Howard Cable)

MOMENT FOR MORRICONE (Autor: Ennio Morricone)

COPACABANA (Autores: Braguinha & Alberto Ribeiro, com arranjo de: José Carlos Ligiéro e revisão: Marcelo Jardim)

NOVENA (Rhapsody for Band) – (Autor: James Swearingen)

FESTIVAL PARINTINS:*VERMELHO (Autor: Chico da Silva, com arranjo do maestro Marcus Almeida)

FESTA DA ILHA ENCANTADA (Autores: Carlos Batata & Wallace Maia e Arranjo de: Marcus Almeida)

AQUARELA DO BRASIL (Autor: Ary Barroso e arranjo: Marcus Almeida)

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.