sábado, 18 de setembro de 2010

Programa Saúde Nota 10 implanta serviços de saúde gratuitos para alunos das escolas do SESI e SENAI

Após exame de acuidade visual, 35 alunos do SESI/SENAI receberão óculos gratuitos no próximo dia 20 de setembro em evento no Senai
Lançado no início deste ano, o Programa Saúde Nota 10 atende a todos os alunos matriculados no SESI e no SENAI em todo o estado do Rio.

O Programa tem por objetivo levar aos alunos exames clínicos (oftalmológico, auditivo, odontológico, laboratorial) e, até agora, já beneficiou 54% dos 17 mil alunos do SENAI e 64% dos 8.640 alunos de 6 a 14 anos do SESI.

No SESI de Nova Friburgo são beneficiados os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos no SESI. No SENAI, os alunos matriculados nos cursos de Aprendizagem Industrial e nos Cursos Técnicos também estão incluídos no Programa. No próximo dia 20 de setembro, no Senai, serão entregues 35 óculos aos alunos com necessidade deste recurso, sendo nove especiais. Segundo o diretor de Saúde do Sistema Firjan, Dr. Sérgio Bastos, em alguns municípios já foram entregues óculos com até 15 graus, lembrando que a deficiência visual é notório fator de risco para o baixo rendimento escolar.

Todos os alunos têm acesso gratuito a consultas médicas e odontológicas, além de exames de apoio ao diagnóstico como, grupo sanguíneo, glicemia capilar (teste de diabetes), EAS, Acuidade Visual, Parasitológico, Audiometria etc. Ao fim das avaliações, a equipe médica do SESI pode encaminhar alunos para tratamento em caso de necessidade, como acompanhamento fonoaudiológico. O Programa contempla ainda Kit escovação de dentes e realiza também oficinas e palestras sobre educação para a saúde.

"Esta ação do Sistema FIRJAN, através do SESI/SENAI ocorre em todo o estado do Rio de Janeiro e tem foco na saúde preventiva", declara o gerente do SESI/SENAI-Nova Friburgo, Paulo Curio. Um dos objetivos é colaborar para elevação da qualidade de vida dos alunos, de forma que tenham as melhores condições para o aprendizado, já que o aluno saudável aprende melhor.

Fonte: Marcia Savino
Assessoria de Comunicação Firjan - Friburgo
Representação Regional Centro-Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.