sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quadro digital pode mudar práticas de ensino

RIO - A tecnologia chegou à sala de aula. Dois professores espanhois estiveram na UnB para mostrar aos docentes daqui como o quadro digital - substituto do quadro-negro - pode ser usado para inovar práticas pedagógicas e melhorar a interação em sala de aula. Quadro Digital é uma tela sensível ao toque (touchscreen) com a função multimídia. A tela fica conectada a um computador e permite que o professor navegue na internet, adicione conteúdos, imagens, vídeos e sons a qualquer momento.

- Mais importante que o sistema é a metodologia de trabalho do professor - afirma José Dulac, da Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri, Espanha. Ele ministrou o curso com a professora Maria Cristina Fernández, da mesma universidade.

REALIDADE

Segundo a professora Wilsa Ramos, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, a UnB tem cerca de 20 quadros digitais, em diferentes unidades acadêmicas. Mas muitos professores não usam o equipamento porque não sabem como fazer.

- Por isso estamos fazendo o curso. O quadro é um bom instrumento desde que o professor se disponha a produzir conteúdos para as aulas - diz Wilsa.

Para a professora, o treinamento é importante tanto para que os professores aprendam a usar o equipamento, quanto para desenvolver metodologias de criação de conteúdos das aulas.

- Isso mostra que estamos apoiando a formação continuada e estamos preocupados com a qualidade do ensino - comenta.

O software que possibilita a interação do professor com a tela também pode ser usado em atividades de ensino a distância.

- No caso de uma conferência online, por exemplo, o professor pode compartilhar a dinâmica do quadro com os alunos - afirma Wilsa.

Duas turmas de 40 professores cada participaram do curso. As professoras Solange Alfinito e Helena Costa, do Departamento de Administração, aprovaram a ideia.

- O curso é válido para que a gente saiba que esse tipo de tecnologia existe - diz Helena.

- Motiva a reflexão sobre técnicas de ensino em sala de aula - diz.

Solange ainda tem dúvidas de como aplicar o conteúdo de suas disciplinas no sistema interativo.

- Acho que o quadro requer uma dedicação extra dos professores, que precisam aprender a usar e a gerar conteúdo de forma interessante e eficiente - diz.

A decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão, afirma que os novos prédios de aula que estão sendo construídos na universidade já terão algumas salas equipadas com o Quadro Digital. O primeiro prédio que deve receber a tecnologia nos laboratórios de informática é o bloco Norte, próximo ao almoxarifado da UnB.

- Provavelmente os alunos terão aulas com o quadro no primeiro semestre de 2011 - diz.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.