quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Restaurantes do Shopping Tijuca têm mercadorias apreendidas

RIO - Em uma operação surpresa no Shopping Tijuca, na Avenida Maracanã, policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) autuaram cinco dos 20 estabelecimentos de alimentação que funcionam na área de restaurantes do shopping. As lojas Grande Muralha, Viena, Doce Delícia, Montana Grill e Camarão & Cia tiveram mercadorias apreendidas pelos policiais com validade vencida ou falta de especificação das datas.

Os cinco gerentes das lojas foram prestar depoimento na Decon, que fica na Gávea. Já os proprietários serão indiciados no artigo 7, IX, da Lei 8137/90 (vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo), com pena de dois a cinco anos ou multa.

Foi por causa de um rato, que caiu numa mesa com clientes, durante almoço na praça de alimentação do shopping, que a Decon decidiu fazer a operação.

- Decidimos fazer hoje por causa do caso do rato e das denúncias de que o shopping está cheio de ratos. Visitamos todos os restaurante e autuamos cinco deles. Em alguns, a cozinha estava impraticável. Além disso, temos reclamações destes cinco restaurantes - disse o delegado Carlos Augusto Nogueira, titular da delegacia.

Uma cliente que estava na praça de alimentação esclareceu que, na noite de segunda-feira, esteve no Restaurante Grande Muralha e deixou tudo no prato.

- Estava com cheiro e sabor ruim. Estava ruim demais, deixei tudo - disse a jornalista, que preferiu não se identificar.

A operação chamou a atenção dos frequentadores do shopping que estavam na praça de alimentação. Alguns deles ficaram revoltados com os estabelecimentos comerciais.

À tarde, a assessoria de imprensa do Shopping Tijuca informou em nota que "a responsabilidade pela operação e cumprimento das normas legais é de inteira responsabilidade de cada lojista. Ainda assim, permanentemente acompanha e orienta seus lojistas a cumprirem as normas vigentes na relação com os consumidores, promovendo inclusive palestras e workshops apresentados por profissionais da área de saúde e vigilância sanitária. Por outro lado, periodicamente, e em conformidade com o protocolo existente, realiza ações de combate e controle de vetores". Declara ainda que a ação da Decon teve "total apoio" do shopping, já que "acima de qualquer coisa deve ser preservada a saúde e o bem estar dos consumidores".

Supermercado foi multado na semana passada

Na semana passada, o supermercado Sendas, no Leblon, foi multado em R$ 2 mil, após agentes da Subprefeitura da Zona Sul e da Vigilância Sanitária encontrarem diversas irregularidades, como produtos fora da validade e armazenados abaixo da temperatura adequada. Também foram encontradas pequenas baratas no forro onde estavam expostas algumas frutas.

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. Na semana passada, estava eu com minha filha de sete anos no supermercado Mundial ,do Recreio, escolhendo frutas para o lanche quando, de repente pula um rato da bancada de bananas prata, e para minha surpresa o funcionário do supermercado acima mencionado, tentava mata o tal bichano com as mãos, dando socos, e este pulando de bancada em bancada.
    Agosto de 2010.

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.