segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cesta dá destaque a itens em supermercados

Expositor, criado por empresa de Santa Catarina, coloca produtos em destaque na prateleira e atrai o olhar do consumidor

Por Andressa Trindade

Todo supermercado quer chamar a atenção do cliente para liquidações ou lançamentos. De olho na necessidade que os estabelecimentos têm de destacar esses itens, o publicitário catarinense Giovani Molozzi, 35 anos, desenvolveu uma solução inovadora: um expositor móvel e expansível para gôndolas de supermercados.

A Promocesta foi desenvolvida para colocar o foco no produto, dispondo-o alguns centímetros para fora da prateleira, com um lugar próprio para o preço do item. “A intenção é fazer o cliente olhar os produtos em destaque, as promoções e os lançamentos logo que entra no corredor do supermercado”, afirma Molozzi. As cestas são feitas sob encomenda e podem ser personalizadas com o logotipo da marca solicitante. Formatos, tamanhos e cores também podem ser alterados de acordo com a necessidade do cliente.

As metragens do suporte são calculadas com base no tamanho e no peso dos produtos expostos. Todas as peças têm uma estrutura expansível, permitindo que o lojista adapte a Promocesta a vários tipos de artigo. As cestas têm modelos que variam de 9 cm a 16 cm, de 16 cm a 30 cm, de 32 cm a 62 cm e de 75 cm a 1,5 m (o tamanho de uma gôndola inteira).

A empresa, chamada Promocesta do Brasil Ltda., foi criada em agosto por Molozzi e seu sócio, Marcelo Negri, para produzir o suporte e desenvolver outras soluções para supermercados. Os empresários já registraram três patentes industriais: o registro da marca e das duas funções (exposição dos produtos e exposição dos preços). A produção é terceirizada, e a empresa tem quatro funcionários que atuam na administração do negócio. Molozzi já conta com representantes comerciais em nove estados. “Como a Promocesta resolve um problema que todos os supermercados têm há muito tempo, existe uma curiosidade grande em saber como o suporte funciona”, diz.

Para atingir novos mercados, os empresários programaram ações de marketing e participação em eventos, como a feira Mercosuper, que vai acontecer em abril de 2011 no Paraná, e uma campanha de publicidade nacional. “Temos um mercado potencial de 75 mil supermercados”, afirma Molozzi.

O negócio foi iniciado com um investimento de R$ 18 mil, usados para a compra de peças, embalagens, materiais de gráfica e registros de patente. Mensalmente, a empresa tem um volume de vendas de 1.750 unidades, totalizando um faturamento de R$ 183 mil mensais. A partir de outubro Molozzi, prevê um representante a mais por mês – o que equivale a um crescimento mensal de 15%. As cestas podem custar até R$ 320 cada uma.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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