segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ex-ministro de Saddam Hussein, Tariq Aziz é condenado à morte no Iraque

BAGDÁ - A Suprema Corte do Iraque condenou à morte por enforcamento o antigo braço-direito do ditador Saddam Hussein, Tariq Aziz, por ter perseguido partidos islâmicos xiitas. Ex-ministro de Relações Exteriores do país, ele fazia parte de uma campanha contra os membros do Partido Dawa, do qual o atual primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, é integrante. Essa é sua primeira condenação à pena capital. O tribunal não informou quando a sentença será aplicada.

No ano passado, Aziz foi condenado a 15 anos de prisão por sua participação na matança de dezenas de comerciantes em 1992 e, depois, a mais 7 anos por seu papel na remoção à força de curdos do norte do Iraque, durante o regime de Saddam.

Antes da derrubada de Saddam, em 2003, Aziz era muito conhecido nas capitais estrangeiras e nas Nações Unidas. Ele ganhou destaque no governo iraniano na época da invasão iraquiana do Kuwait e depois na Guerra do Golfo, em 1991, quando era ministro de Relações Exteriores do país.

Preso, Aziz acusa Obama de abandonar Iraque

Aziz se entregou às forças dos Estados Unidos em abril de 2003, e este ano, aos 74 anos, foi transferido para as autoridades do setor prisional iraquiano.

Em uma entrevista de sua cela ao diário britânico "Guardian", em agosto, ele acusou o presidente dos EUA, Barack Obama, de "abandonar o Iraque aos lobos" por causa do plano norte-americano de retirada de tropas.

A Suprema Corte informou que dois outros réus no mesmo caso foram sentenciados à morte: um ex-ministro do Interior e chefe de inteligência, Sadoun Shakir, e um ex-secretário particular de Saddam, Abed Hamour.

Durante o governo de Sadam apemas o governista Partido Baath era autorizado. O ditador, da minoria muçulmana sunita, reprimiu organizações políticas rivais, especialmente os partidos islâmicos da maioria xiita.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.