segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Irã começa a abastecer sua primeira usina nuclear

TEERÃ - O Irã começou a abastecer com combustível o reator de sua primeira usina nuclear, informou nesta terça-feira a estatal Press TV. O governo iraniano disse que as instalações de Bushehr, de construção russa, vão produzir energia no início de 2011, depois de anos de adiamentos, e que seu lançamento mostra que o Ocidente está equivocado quando acusa o país de buscar desenvolver bombas atômicas.

O início do abastecimento ocorre num momento em que o Irã cogita retomar negociações nucleares com grandes potências. A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, propôs que a primeira reunião nesse sentido ocorra de 15 a 17 de novembro em Viena, na Áustria.

O Irã diz que pretende construir 20 reatores nos próximos 20 anos, mas analistas ocidentais não consideram a meta realista.

Estados Unidos e seus aliados dizem que o fornecimento russo de combustível nuclear para Bushehr eliminaria a necessidade de o Irã enriquecer urânio por contra própria, temendo que isso possa levar à fabricação de armas atômicas.

Teerã garante que o enriquecimento é parte de um programa nuclear legítimo, que servirá para alimentar outras futuras usinas. Alega ainda que a intenção é apenas gerar energia para fins civis e pacíficos.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.