terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Atividade no comércio desacelera em janeiro, afirma Serasa

O resultado do movimento dos consumidores nas lojas em todo o Brasil ficou abaixo da expansão anual de 12,8% registrada em dezembro

Da Agência Estado

Após uma forte expansão no fim do ano passado, a atividade no varejo começou 2011 em desaceleração. De acordo com o indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o Brasil cresceu 9,8% em janeiro ante o mesmo mês do ano passado. O resultado ficou abaixo da expansão anual de 12,8% registrada em dezembro.

A alta em janeiro foi puxada pela expansão de 15,0% do segmento de materiais de construção. Em seguida, com crescimento de 10,4%, aparecem as lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática. O único dos seis segmentos analisados que registrou queda na atividade foi o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que recuou 1,4% na comparação com janeiro de 2010. Segundo os analistas da Serasa Experian, as fortes chuvas na região Sudeste podem ter atrapalhado as vendas da coleção de verão no período.

Na comparação com dezembro de 2010, na série com ajuste sazonal, a atividade do comércio caiu 2,7% em janeiro deste ano. Mais uma vez, a retração foi liderada pelo setor de tecidos (baixa de 1,9%). Na sequência aparecem móveis (recuo de 1,3%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (baixa de 0,6%).

A Serasa Experian prevê que a expansão na atividade do varejo será mais moderada em 2011, devido às medidas macroprudenciais de restrição ao crédito implantadas pelo governo e ao início do processo de aumento da Selic (a taxa básica de juros da economia).

Metodologia

O indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa. A amostra é composta de cerca de 6 mil empresas comerciais.
 
Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.