terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Esperança nas buscas

Um mês após a maior tragédia climática do do país, os bombeiros ainda trabalham na serra do Rio de Janeiro

Rio - Um mês depois das chuvas que castigaram a região serrana fluminense, bombeiros continuam as buscas por corpos na área. Segundo o superintendente Operacional da Defesa Civil, coronel Jerri Pires, o trabalho só terminará quando os bombeiros vasculharem todas as áreas onde ainda possa haver pessoas soterradas. Quae 900 pessoas morreram no desastre e ainda há cerca de 400 pessoas desaparecidas na região serrana. ´O desastre naquela região não tem precedentes. Foi um volume muito grande de água que desceu e isso fez com que se arrastasse uma quantidade absurda de lama. A área tomada por essa lama é muito grande. Então, as buscas ainda continuam com máquinas para tentar encontrar [os corpos das pessoas soterradas]`, disse o coronel.

Segundo Pires, a descoberta de corpos pelos bombeiros é também dificultada pelo fato de que algumas casas foram arrastadas pela força das águas por quilômetros. E as pessoas que estavam nesses imóveis provavelmente também foram arrastadas no dia das chuvas. Por isso, seus corpos não estão mais no local onde deveriam estar. ´O corpo pode estar em qualquer lugar nesse trajeto em que a casa foi arrastada`, disse.

O superintendente da Defesa Civil acredita, no entanto, que o número de corpos ainda desaparecidos seja bem menor do que os 400 desaparecidos registrados pelo Ministério Público. Isso porque, segundo o coronel Jerri Pires, muitos corpos já foram encontrados, mas ainda não identificados. ´A possibilidade de esses corpos ainda não identificados estarem entre os desaparecidos é muito grande`, afirmou. O trabalho de resgate dos bombeiros foi dificultado devido a muitas quedas de barreiras, que isolaram as comunidades. Segundo o coronel Jerri Pires, no entanto, eles já chegaram a todas as áreas onde houve vítimas.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.