segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mesmo com alta no preço, cresce consumo de carne bovina no Brasil em 2010

Aumento da demanda de classes C e D ajudaram a alavancar os númerosNestor Tipa Júnior
Porto Alegre (RS)

O consumo de carne bovina per capta no Brasil atingiu 37,5 quilos em 2010. Isto representa uma alta de 5,1% em relação a 2009. O crescimento se dá mesmo com a elevação dos preços em 38,7% no varejo, e 32,9% para o consumidor.

O levantamento é do consultor Carlos Cogo. Segundo ele, o aumento da demanda das classes C e D impulsionaram o consumo.

– A classe C já vinha registrando um nível de consumo bem satisfatório, e a classe D também migrou para o consumo de proteínas animais. Este é o primeiro fator, nem tanto pelo preço, que está em níveis elevados e vamos até ter uma pressão de custos sobre as carnes em geral. Mas não devemos ter uma redução do nível de consumo per capta. Devemos sim ter um crescimento novamente – avalia.

Cogo informa que, somando-se as carnes de frango, bovina e suína, o consumo per capta chegou a 98,5 quilos, contra 97 quilos em 2009. A tendência é de aumento de 1,5% para 2011. O consultor acredita em uma estabilidade na carne bovina e alta de 900 gramas na de frango.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.