quinta-feira, 21 de abril de 2011

INAUGURADA SALA DE LEITURA NO MAIOR BAIRRO DE NOVA FRIBURGO

Projeto “Uma Sala de Leitura em Cada Bairro” chegará a sete bairros no mês de maio.

A Secretaria Pró-Leitura inaugurou na segunda feira, 18, a Sala de Leitura Professor José Eustáquio, em Olaria, e ainda no mês de maio oferecerá para a comunidade friburguense as salas nos bairros do Cônego, Cascatinha, Córrego Dantas, Vargem Alta, duas em Riograndina ( na Janela das Andorinhas) e urbana ,e nos distritos de Amparo e São Pedro da Serra.

Às 10 horas houve a inauguração oficial com a presença de ilustres representantes da sociedade friburguense , entre elas, Dirce Montechiari, e a família do Professor José Eustáquio justamente homenageado com o nome da sala já que o educador foi quem montou a primeira biblioteca comunitária de Nova Friburgo custeando todas as despesas, lecionando e orientando pesquisas dos usuários e no próprio bairro de Olaria.

A inauguração da Sala de Leitura Professor José Eustáquio com um acervo de mais cerca de 2.500 livros, dos mais diversos gêneros literários, contou com a presença de inúmeras crianças durante que durante todo o dia participaram de shows de contação de história com Álvaro Ottoni, e a equipe de artistas da secretaria, Gabriela Ribas, Solange Montechiari, Léo Abelha, Jefferson Cunha e Silvia Araújo.

A Escola Municipal Professor Messias Teixeira abrilhantou a festa com a presença de l 12 alunos de primeira a quarta série que se deliciaram com as apresentações e ainda receberam de presente livros, pirulitos e flores e como a maioria é morador do bairro de Olaria, uma clientela em potencial se fez ali presente.

“Temos acervo suficiente para montar salas de leitura em todos os bairros e distritos sem que a nossa biblioteca municipal perca o título recentemente adquirido de maior biblioteca do estado graças a doação recente de 50.000 livros por parte do movimento educacionista e do grupo brasiliense de combustíveis, Gasol. Assim como se diz “ que todo o artista tem que ir aonde o povo está”, o livro tem que ir também de encontro ao povo , daí a razão de ser do nosso projeto que saiu do papel para virar programa, “Uma Sala de Leitura em Cada Bairro”.

Com isso ainda estamos oferecendo as comunidades mais oportunidades de estudo e pesquisa perto de suas casas, sem que seja necessário maiores deslocamentos. Assim, as associações de moradores interessadas em contar com bibliotecas em seus bairros nos procurem porque nos faremos presentes logo que solicitados” – afirmou o escritor Álvaro Ottoni – Secretário Pró-Leitura.

Fonte: Secretário Pró-Leitura, Álvaro Ottoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.