terça-feira, 28 de junho de 2011

PRIMEIRA MÃO: Apex-Brasil participa de abertura da Satélite FEVEST em Nova Friburgo

Além de apoiar a realização do evento de moda íntima, praia e fitness, a Agência prepara rodadas de negócios e ações de capacitação das empresas para incentivar as exportações da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro

Reuniões com empresários serão realizadas em Teresópolis e Nova Friburgo nos dias 30 de junho e 1º de julho

A Satélite FEVEST começou, nesta segunda-feira (27 de junho) em Nova Friburgo (RJ), com o desfile de lingeries das empresas da região. O evento deste ano tem como principal finalidade auxiliar na recuperação da economia da Região Serrana após a catástrofe das chuvas de janeiro. Ao invés da tradicional feira, os compradores participam de circuitos de compras com visitas às empresas durante o dia e dos desfiles e palestras à noite. O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), com promoção do SENAI Moda, do Sistema Firjan e do Sebrae e com apoio do Governo do Estado do Rio, do Conselho da Moda, da Prefeitura de Nova Friburgo, do Programa Texbrasil, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tendo como patrocinadores o Banco do Brasil e o Governo Federal.

Durante a abertura do evento, o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, ressaltou que a Agência apoia a realização da feira e desenvolve outras ações que contribuem para o fortalecimento da economia local. Além de trazer compradores internacionais para a FEVEST por meio do Texbrasil, programa realizado em parceria com a Abit, a Apex-Brasil está convidando os empresários para participarem das reuniões de trabalho nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho, respectivamente em Teresópolis e Nova Friburgo. O objetivo das reuniões é organizar uma rodada de negócios internacional prevista para ocorrer em setembro no Rio de Janeiro.

Outra medida anunciada por Borges é a formalização de um convênio com a UERJ de Nova Friburgo para execução do Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX – na Região Serrana do Rio de Janeiro. “O PEIEX consiste em disponibilizar para empresas, por meio de parcerias com universidades e com institutos de pesquisa, o trabalho de especialistas, que diagnosticam os principais problemas da empresa e sugerem medidas para que ela possa realizar exportações de modo mais eficiente”, explica Borges.

A Apex-Brasil recebeu o prêmio TPO Network Awards como melhor agência de promoção comercial do mundo, entre os países em desenvolvimento, apresentando o PEIEX. O prêmio foi concedido pelo International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações.

Desde 2008, a Apex-Brasil tem conquistado espaços importantes no cenário mundial de promoção comercial e de atração de investimentos. Naquele ano, foi eleita para presidir a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e, em 2010, foi reeleita. Desde outubro de 2009, também preside a Rede Ibero-americana de Organismos de Promoção Comercial (RedIbero), que reúne 22 países e discute as melhores práticas de promoção comercial.

Região Serrana

A Agência já tem um histórico de ações de estímulo às exportações das empresas da região, sendo que a primeira participação da Agência na FEVEST foi em 2006. Desde então, participou de quatro edições, trazendo 19 compradores internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, México, Peru, Panamá, Chile e Argentina e dez jornalistas da Europa, África do Sul, América do Norte, América Central e América do Sul. Além do Projeto Imagem e do Projeto Comprador, a Apex-Brasil realizou quatro clínicas de adequação de produtos, visando à capacitação das empresas da região para exportação.

Fonte: Assessoria de imprensa da Apex-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.