sábado, 12 de novembro de 2011

Festival Florango reúne produtores familiares de Nova Friburgo

 ASCOM - Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária

Quem passar o fim de semana em Nova Friburgo, além de aproveitar as belezas da serra, poderá curtir o Festival de Flor e Morango – Florango. O evento teve início na sexta-feira, 11, e segue até a segunda-feira, 14, na Praça Dermeval Barbosa Moreira – Centro. O evento, promovido pela Associação dos Agricultores Familiares e Amigos da Comunidade de Vargem Alta – Afloralta, Associação de Agricultores Familiares de Produtores de Nova Friburgo – Amorango e pela Prefeitura, está aberto ao público das 9 às 22 horas.

No local, os visitantes podem provar apetitosas receitas que incluem o morango entre seus ingredientes. Considerado um polo de cultivo da fruta no estado, a atividade conta com o incentivo do Frutificar, programa de fomento à fruticultura irrigada.

Além das tentações culinárias, a beleza das flores de corte de clima temperado (rosas, crisântemo, gérberas, cravos e palmas, entre outras), é um outro atrativo. O evento valoriza o produtor local e divulga a floricultura produzida em Nova Friburgo. O Programa Florescer, da Secretaria Estadual de Agricultura, incentiva a melhoria do padrão de qualidade da produção do município, tradicional na produção.

Segundo o IBGE, hoje existem na Região Serrana 554 hectares de flores plantadas, dos quais 48%, 265 hectares, estão sendo cultivados em Nova Friburgo, que concentra 220 produtores. Dos seis milhões de maços/dúzias de flores produzidas na região, Nova Friburgo produz 2,5 milhões/ano. Segundo a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias, o município destaca-se na produção de rosas e crisântemos.

Durante o festival, será realizada uma reunião especial da Câmara Setorial de Floricultura do Estado do Rio de Janeiro, para avaliar o setor na região, após a tragédia ocorrida em janeiro. Na programação consta ainda, dia 12, às 10 horas, apresentação sobre as ações na região desenvolvidas pela secretaria estadual de Agricultura, através do Florescer, ministrada pela coordenadora do programa. Na ocasião, ela falará sobre o desenvolvimento do Polo de Orquídeas, implantado na região. Nos dias 12, 13 e 14, Nazaré realizará oficinas de arranjos florais visando promover o produto do município.

Outra atração irresistível para aqueles que curtem gastronomia, será a degustação de queijos e derivados, embutidos e defumados, mel, doces, compotas, geléias, e outras delícias produzidas pelas agroindústrias familiares no estado, apoiadas pelo Programa Prosperar, também presente da Florango.

O festival vai reforçar a imagem da produção associada ao turismo na região serrana, ampliando as oportunidades para receber os turistas que virão para os grandes eventos no Estado, acredita o coordenador do Prosperar, Jairo Silva.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.