terça-feira, 8 de novembro de 2011

Polícia descobre esquema de corrupção em Nova Friburgo

O delegado Renato Soares Vieira, coordenador do Núcleo de Controle de Presos (Nucop) da Polícia Civil do Rio, foi preso nesta terça-feira após a descoberta de um esquema de corrupção envolvendo policiais e detentos da carceragem da Polinter de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado.

Investigações levaram à prisão preventiva de 16 pessoas do esquema de corrupção em Nova Friburgo

O esquema foi descoberto pela Corregedoria Geral Unificada (CGU), em trabalho conjunto com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e Corregedoria Interna da PCERJ, com o apoio da Subsecretaria de Inteligência (SSSINT) e do Grupo de Apoio Especializado de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual (MPE) que desencadearam, na madrugada desta terça-feira, uma operação pioneira e proativa no combate à corrupção policial em carceragens.

Investigações levaram à prisão preventiva de 16 pessoas, das quais 9 policiais civis, entre eles o delegado Renato Soares Vieira. Todos são integrantes de uma quadrilha que atuava na DC Polinter, base de Friburgo. A DC Polinter, base de Friburgo, já havia sido desativada há cerca de dois meses.

A desativação da unidade já é resultado desta investigação. Todos os envolvidos serão indiciados nos crimes de formação de quadrilha, usurpação de função pública, prevaricação.

Alguns dos envolvidos também serão acusados do crime de concussão (extorsão praticada por funcionário público no exercício da função).

Pela primeira vez a CGU pode atuar de forma proativa na fase de investigação criminal.

Isso significa que a fase de apuração administrativa será feita de forma mais rápida, o que deve acelerar o processo de expulsão desses policiais, como está estabelecido na Resolução n° 436, de 8/02/2011. A Corregedoria Geral Unificada está, desta forma, indo ao encontro da determinação da SESEG de atuar de forma proativa no combate a desvios de policiais.

Até o momento, já foram presos os policias, Renato Soares Vieira, delgado chefe do Núcleo de Controle de Presos (NUCOP); Antônio Carlos de Jesus Fernandes; Geraldo Gontijo Farias;

Os presos que estavam em liberdade condicional, Lúcio Paulo Nunes Ribeiro; Francisco Guilherme Araújo de Azevedo; Tamires Santiago da Silva, funcionária terceirizada da Polícia Civil;

Os envolvidos que já estavam presos no Presídio Ary Franco, Igor Filipek e Zuelandres Batista dos Santos Filho. Em Polinter do Grajaú, Claudemir de Souza Ferreira. No Polinter de Neves, Luis Flávio Júnior. Nomes divulgados pela Polícia Civil.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.