terça-feira, 8 de novembro de 2011

SEA e Inea inauguram sede da APA de Macaé de Cima e núcleo avançado do Parque Estadual dos Três Pico

Julia de Aquino

Sede da Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima e o Núcleo Avançado do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) foram inaugurados neste sábado (05/11), em Lumiar, distrito de Nova Friburgo

Instalada em uma casa de dois andares, a sede da APA de Macaé de Cima passa a ser local de referência para que se possa obter informações e tirar dúvidas sobre as áreas de proteção ambiental da região. A sede serve também como elemento integrador dessas duas unidades de conservação estaduais existentes na região e que apresentam características diferenciadas.

Unidade de conservação de proteção integral, o Parque Estadual dos Três Picos, compreende área de 58 mil hectares. Por sua vez, a APA de Macaé de Cima – uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável – possui 35 mil hectares, abrangendo principalmente áreas da zona rural de Nova Friburgo.

Durante a cerimônia de inauguração, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, frisou que a construção da sede significa a união de diversas instâncias que trabalham juntas em prol da melhoria ambiental local.

- A sede tem áreas técnicas, administrativa, sala de reunião, biblioteca e uma sala destinada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo. O espaço está totalmente bem localizado, pronta para aproximar a administração pública da população - afirmou Ilha.

A cerimônia contou também com as presenças da vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Denise Rambaldi, da superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Alba Simon, e do secretário Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo, Eduardo Drevis.

As novas estruturas vão estreitar o contato da população com a área de proteção ambiental e reforçar a fiscalização do parque. Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a nova sede é de extrema importância.

- A inauguração da sede da APA Macaé de Cima representa uma referência na sustentabilidade da região, trazendo benefícios ambientais e mostrando uma gestão governamental com diretrizes, com o Estado chegando cada vez mais perto das pessoas - afirmou Minc.

Fonte: ASCOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.