terça-feira, 22 de novembro de 2011

Suspeita de meningite em Cabo Frio deixa população em alerta - Por Mariana Penha

Um menor de 14 anos morreu nesta quarta-feira, 9, com suspeita de meningococcemia em Cabo Frio. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o diagnóstico, mas a Secretaria Municipal de Saúde afirma que o adolescente foi vítima de infecção generalizada provocada por uma caxumba. O garoto morava no bairro Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia, mas estudava na Escola Municipal Américo Vespúcio, em Cabo Frio.

Segundo a família, o adolescente estava afastado da escola há 10 dias e recebia o tratamento para combater uma caxumba. Nesta quarta-feira, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município por volta das 7h onde faleceu uma hora depois. A equipe médica recolheu material para investigar se a morte foi causada por meningococcemia, doença provocada pela mesma bactéria da meningite meningocócica, devido à morte rápida por infecção generalizada.

Para a coordenadora do UPA, Drª. Cenir Pereira, os exames clínicos descartaram a hipótese. “Ele estava com muitas bactérias no sangue e é isso que nos leva a certeza de que ele fez uma assepssemia a uma bactéria que generalizou no sangue e que o levou a morte. Nós fizemos o exame do líquor e ele vai nos dizer no máximo em 48 horas se é meningite também ou não. Mas não há nenhuma suspeita de meningite, acho que a população pode ficar tranquila” – disse a coordenadora da unidade durante entrevista à rede Intertv.

Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que os exames clínicos apontaram a meningococcemia como causa da morte. Segundo a secretaria, 12 casos da doença foram confirmados este ano em toda a região dos lagos. Quatro pessoas morreram, entre elas um menino de 5 anos que morava no bairro Jacaré, em Cabo Frio. Após muito protesto, parte dos moradores e alunos da Escola Pomarzinho, onde a criança estudava, foi vacinada como forma de prevenção.

Até o fechamento desta edição do Jornal Nova Imprensa, o laudo sobre a causa da morte do adolescente ainda não havia sido divulgado.

Fonte: Nova Imprensa

2 comentários:

  1. gostaria de saber quando o prefeito vai autorizar a vacinação em todos os cabofriense.
    caso contrario vou provar na justiça que tem está doença esta em cabo frio.
    em vez de colocar papai noel pela cidade enquanto está doença esta levando as crianças

    ResponderExcluir
  2. marquinho esqueça os show, festa,fogos por favor queremos vacinação, depois desta reportagem parou, ninguem que vim para cabo frio.

    pare com tudo so você pode resolver

    pense bem, dorme em paz o dinheiro não e nada. a viada é mais omportante.

    ResponderExcluir

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.