segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Defesa Civil estadual inicia treinamento para instalação de sirenes em Bom Jardim - ASCOM Prefeitura de Bom Jardim


Na primeira semana de dezembro, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Defesa Civil, junto à secretaria estadual de Defesa Civil, promoveu uma nova capacitação para todos os Agentes Comunitários de Saúde, população e agentes de endemia sobre Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes que será instalado no município de Bom Jardim.

O dirigente da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, coronel Bombeiro Militar Paulo Renato, comandou a capacitação que enfatizou a importância da atuação de todos no Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro. “Os agentes serão atores fundamentais dentro desse programa que já foi implantado em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, e por isso estou aqui para anunciar que no menor tempo possível, Bom Jardim receberá o sistema de alerta, graças ao somatório de esforços dos governos estadual e municipal. O nosso papel é evitar que o desastre aconteça e, caso sejamos acometidos por alguma anormalidade, temos que minimizar suas conseqüências”, disse o coronel Paulo Renato.

O programa prevê os treinamentos das comunidades, sempre aos domingos, nas ações de alerta, processo inicial, e de alarme, quando a comunidade encontra-se em estágio de socorro e deve dirigir-se aos pontos de apoio, garantindo assim, a segurança dos moradores daquela localidade.

Segundo o coronel Paulo Renato, as áreas de risco foram identificadas com o auxílio da secretaria municipal de Defesa Civil e todas elas receberão sirenes, garantindo a tranquilidade dos moradores.

Participaram também da capacitação, o superintendente de Gestão de Políticas Públicas, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel e a equipe da Defesa Civil, Wanderléa Feijó e Lucien Alhanati.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.