domingo, 25 de dezembro de 2011

Oportunidades, Ideias & Negócios

Gilvan Costa

Desrespeito ao consumidor: peso de produtos suprimidos das embalagens

Os consumidores estão convivendo com uma triste realidade. E já não é de hoje. E pelo jeito, as coisas vão continuar assim enquanto ninguém denunciar ou tomar providência. Então lá vai, de minha parte, o alerta. Algumas indústrias de materiais de higiene estão comercializando produtos sem indicar nas embalagens o peso do conteúdo. A ocorrência da gritante irregularidade pode ser vista, principalmente, nas pedras sanitárias, vistas nas prateleiras de mercados, supermercados e lojas de materiais de limpeza. Há alguns anos, era possível perceber que esses produtos tinham em média 40g. Em seguida foram reduzidos para 30g. Alguns consumidores atentos começaram a comprar os produtos baseando-se no preço e no peso das embalagens. Agora, temos, nas prateleiras, apenas os preços e os produtos, que via de regra, não expressam em nenhum local (pelo menos visível) o peso da mercadoria. Alerta. Resta aos supermercadistas, atacadistas, varejistas e outros atentarem para esse detalhe e, em respeito ao cliente, boicotarem a compra de tais mercadorias. Que o mercado seja o reflexo da necessidade do consumidor; não o contrário. E tudo isso me lembra o período em que um rolo de papel higiênico era de 40 metros, e, com a “estabilidade do Real” os comerciantes e industriais mantiveram o preço aparente da mercadoria, mas reduziu o tamanho em 10 metros. Um absurdo infelizmente tolerado.

Associação Friburguense de Imprensa idealiza para 2012 cursos diversos

Reunidos com o presidente José Duarte, os diretores estão “convidados” a apresentarem um plano de trabalho para o próximo ano. Dentre eles, estão sendo articulados cursos nas áreas de apuração, produção, reportagem, edição, locução, apresentação e fotografia jornalística. A intenção da diretoria é formar, em parceria com os interessados, novos conceitos práticos e aplicáveis para estas áreas do jornalismo. Além disso, o critério de apuração dos melhores de 2012, a ser conhecido no final do próximo ano, deve ser alterado. Até agora, dois projetos estão sendo analisados. Um deles dá conta de que o interessado deverá se inscrever na categoria para concorrer ao prêmio. Isso poderá minimizar, e muito, a insatisfação de alguns que se consideram o “Papa da Comunicação”. É esperar para ver o que vai acontecer e o que será de fato realizado.

Programas e sites auxiliam usuários a economizar em informação e lazer

Não estou aqui defendendo a pirataria, muito menos a irregularidade. Mas o uso “caseiro” de determinados programas e sites, pelo que me consta, ainda é permitido. Desta forma, há alguns anos, venho utilizando o computador e a internet como meus principais meios de trabalho, lazer e informação. Desde minha mudança de comportamento, que reflete a de outros usuários destes meios, economizo em cartas, pulsos telefônicos, cinema, locação de filmes, compra de jornais, cursos e, também, com empresas de Tevês à cabo ou satélite. Recentemente, publiquei aqui, que diversos cursos são oferecidos on line, e gratuitamente com certificado, pelos portais do Sebrae (Nacional, de Santa Catarina e de São Paulo). Existem também, programas para rastreamento de informação e as redes sociais para interação com os mais diversos tipos de pessoas. Existem ainda, sites e programas para entretenimento. Você pode ver filmes, ouvir músicas e rádios de outras cidades ou países. A gama de oportunidades é imensa. Aproveite. Economize. O mercado está em franca transformação. E não vai terminar amanhã.

Rota 116 aposta nos melhores da imprensa e patrocina evento no Suspiro

A concessionária foi a patrocinadora oficial da festa dos destaques da imprensa de 2011. O evento foi realizado na quinta, 8 de dezembro, no Centro de Convivência da Feliz Idade, no antigo Clube de Xadrez, às 20h. Na ocasião foi entregue o troféu Hilda Teixeira Soares aos principais destaques do ano. Ao contrário dos anos anteriores, o evento teve suas categorias reduzidas. E o Blog do Barbudo foi um dos contemplados.

Fonte: Nova Imprensa (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.