sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Oportunidades, Ideias & Negócios

Gilvan Costa

Empresas do Triângulo Serrano pensam e repensam festas de fim de ano

As tradicionais festas de fim de ano das empresas podem não acontecer em toda a plenitude agora em dezembro. Tudo porque moradores, trabalhadores e empresários destas cidades ainda mantém o “luto” pelas perdas ocorridas em janeiro. Afinal, na história, a catástrofe climática do início do ano foi considerada a maior dos últimos tempos. Com isso, é de meu conhecimento que, três principais restaurantes da região (reservo-me no direito de resguardar os nomes) tiveram uma série de cancelamentos de reservas previamente agendadas. Equivale dizer que em alguns casos, as férias coletivas, deste segmento, poderão ocorrer normalmente, ou até mesmo antes do esperado. E a estimativa é a de que este exemplo seja reflexo de uma boa parcela do mercado regional neste fim de ano, que por certo, refletirá na economia e na rentabilidade de alguns.

Usina de transformação: depois de Arraial será a vez de Petrópolis

Em parceria com o Governo do Estado, Arraial do Cabo é o pioneiro na transformação do óleo de cozinha em biodiesel, que acaba servindo como combustível aos barcos dos pescadores na cidade da região dos lagos. Com a estimativa de arrecadação do óleo três vezes maior que o índice registrado em 2009 em todo o estado, é certo afirmar que o marcado do óleo de cozinha está em “franco crescimento”. Com isso, a meta dos idealizadores da iniciativa é a de expandir o programa – denominado Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove) - para Petrópolis, na região serrana, já no ano novo (em 2012). Além do biodiesel, o óleo pode ser utilizado na produção do sabão pastoso. O Prove ajuda - além de preservar o ambiente - na geração de emprego e renda para cooperativas de catadores, residências, hotéis e restaurantes. Em Nova Friburgo, ações isoladas, mas de sucesso, tem sido realizadas. Dentre elas a de uma entidade localizada no bairro Chácara do Paraíso.

NI faz diferença e lembra o slogan: “saindo primeiro, chegando na frente”

Enquanto editor de jornalismo na “saudosa” Friburgo AM, adotava em seus principais noticiários o slogan “Friburgo AM, saindo na frente. Chegando primeiro”. Quem viveu o período sabe bem o impacto dessa frase e, ainda, a importância de se fazer algo diferente. Esta era a minha proposta. E assim foi feito mesmo a trancos e barrancos. Foi uma época importante, período em que Fernando Bonan, o Juventude da Serra, comentou sobre meu trabalho à então, diretora geral, Ângela Moura. Selecionado para “mudar a cara do jornalismo na rádio”, pude desenvolver o meu trabalho, claro, com alguns percalços e obstáculos, do contrário não teria graça. Desta forma vejo que a jovem equipe do Nova Imprensa está no mesmo caminho. Da ética ao ético, os jornalistas daqui fazem a diferença, publicando matérias inéditas ou simplesmente acompanhando os fatos de forma isenta. Gratificante isso. Percebo, diariamente, que os leitores estão agradecidos. Que bom.

Notícias com foco na Região Serrana ficam em evidência na mídia

As Secretarias de Assistência Social dos municípios do Estado do Rio de Janeiro participaram de uma reunião na capital para traçar metas no combate ao mosquito transmissor da dengue. Os contribuintes em débito com o Corpo de Bombeiros tem até a sexta-feira, 9 de dezembro, para efetuarem pagamento da taxa de incêndio, evitando assim, a sua inscrição na dívida ativa do Estado. Por outro lado, foi realizada no auditório do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, uma oficina de trabalho com a participação das Defesas Civis do Estado e dos Municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, principalmente. Na oportunidade foi aconteceu uma reunião técnica sobre Metodologia de Mapeamento de Risco a Escorregamentos. As famílias prejudicadas pelas chuvas de janeiro ganharam uma prorrogação no pagamento do aluguel social. O acordo a ser assinado entre o governador e os prefeitos ocorreu agora em dezembro.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.