quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sanatório Naval de Nova Friburgo homenageia o Dia do Marinheiro - Por Paula Valviesse

Em homenagem ao Dia do Marinheiro, o Sanatório Naval de Nova Friburgo realizou na segunda-feira, 12, a entrega de medalhas, troca de divisas pela promoção de militares, a condecoração dos militares agraciados com a medalha de mérito militar e entrega de premiações dos alunos vencedores do concurso de redação realizado pela instituição. As comemorações começaram no sábado, 10, com a prestação de serviços sociais aos visitantes e a exposição de quadro e artigos náuticos.

Durante a cerimônia foi feito um breve histórico da trajetória de vida do almirante Joaquim Marques de Lisboa, o marquês de Tamandaré, patrono da instituição, sendo ainda destacadas as conquistas da Marinha em 2011, como o andamento da construção dos quatro submarinos tradicionais, que permitirá o avanço para a construção de um submarino com propulsão nuclear, o que colocará o Brasil no hall dos cinco países com essa aptidão. Também foi lida a ordem do dia da instituição, pelo comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura, e a mensagem da presidente Dilma Rousseff.

Foram entregues as condecorações aos militares com a “Medalha Militar”, pelos serviços prestados, a promoção e troca de divisas, a premiação de militares e servidores civis padrão por terem se destacado no cumprimento dos deveres durante o ano e da “Medalha Amigo da Marinha”, que contemplou a Associação Arautos do Evangelho do Brasil, representada por Fátima Shaia Alvim e Roberto Marcos Ferronatto, e o 11º Batalhão e Policia Militar de Nova Friburgo, na figura do comandante coronel Marcelo Freiman de Souza Ramos.

Também foram entregues os prêmios aos três alunos da Escola Estadual Comunitária Marcílio Dias pelo concurso de redação realizado pelo Sanatório Naval. O evento ainda contou com a presença do bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso e do secretário de Ordem Urbana, coronel Hudson Aguiar Miranda, representando o prefeito interino Sérgio Xavier.

No sábado a instituição ainda ofereceu aos militares e visitantes serviços de higiene bucal, aferição de pressão, cálculo de índice de massa corporal e orientação postural. Além de palestras e orientações sobre hipertensão, diabetes, prevenção contra a dengue e câncer de mama e esclarecimentos sobre como ingressar na Marinha do Brasil. E, para o encerramento, uma apresentação do Quarteto de Trompetes da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, o Quarteto Solo Trompete, que com seis meses de formação demonstrou um pouco das experiências musicais realizada com o instrumento.

Já a exposição contou com quadros da artista plástica Dirce Montechiari, conhecida como DiMontechiari e de maquetes e peças náuticas dos veteranos Ronald Botelho e Marco Cardinot. Com o grande acervo dos artistas e colecionadores a pretensão da instituição é montar em Nova Friburgo um museu náutico, que contará um pouco da história da Marinha do Brasil e do centenário do Sanatório Naval. Para isso, é necessário o apoio da Prefeitura Municipal para estruturação do especo onde serão expostas as peças.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.