terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Talentos premiados: AFI reverencia os melhores da imprensa em 2011

Jornalista de A VOZ DA SERRA é um dos vencedores na categoria mídia impressa

A Associação Friburguense de Imprensa (AFI) promoveu noite de festa na última quinta-feira, 8, no salão do Centro de Convivência da Feliz Idade, no Suspiro, para reverenciar os profissionais do ramo que mais se destacaram este ano. Os premiados com o troféu Hilda Teixeira Soares, diretora da Rádio Sucesso FM, foram eleitos através de votação dos internautas. O jornalista de A VOZ DA SERRA, Henrique Amorim, faturou o troféu de melhor repórter do ano na categoria mídia impressa. Ele dividiu a premiação com o jornalista Paulo Nunes, diretor da revista Momento Ambiental, que também levou para o município de Cordeiro outro troféu: o da categoria melhor reportagem de 2011 com a matéria de capa da última edição da revista “Será o fim das unidades ambientais?”, que abordou a iminência do fechamento das unidades do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) no interior fluminense. Ambos os jornalistas receberam os troféus do presidente da AFI, o jornalista e editor de esportes de A VOZ DA SERRA, José Duarte.

Na categoria mídia falada também houve empate. As radialistas Kelly Schumann, da Comunidade FM, e Maycon Silva, da Conselheiro FM, foram agraciadas com os troféus. Já na categoria mídia televisada, os vencedores foram o repórter da InterTV, Guilherme Peixoto, e Anne Lise Ruiz, editora e apresentadora do Zoom TV Jornal, da emissora por assinatura TV Zoom. O jornalista Gilvan Costa foi o homenageado na categoria mídia eletrônica com o seu Blog do Barbudo e na categoria assessorias de imprensa o vencedor foi o jornalista Vinícius Gastim, assessor de comunicação do Friburguense Atlético Clube. Ele também faturou outro troféu por ter sido eleito pelos internautas o “Mister Imprensa 2011”. A jornalista Luana Heckert, da Luau TV, eleita a “Miss Imprensa”, não compareceu, assim como a homenageada especial da noite, Hilda Teixeira Soares, que justificou a ausência por motivo de saúde. A premiação Destaque de 2011 foi entregue ao diretor da Rádio Conselheiro FM, Walcenir Faria.

Os jornalistas Guilherme Peixoto, da InterTV; Karime Leão, do SBT Interior; Anne Lise Ruiz, da TV Zoom; Geiziele Cabral, da TVC News e Wanderson Nogueira, chefe de jornalismo da Rádio Nova Friburgo AM e também colunista de A VOZ DA SERRA, receberam troféus de honra ao mérito pela ampla cobertura da tragédias das chuvas de janeiro que, além do noticiário da maior catástrofe climática da história do município, prestaram relevantes serviços de utilidade pública. Na oportunidade o presidente da AFI, jornalista José Duarte, destacou que a entidade costuma homenagear anualmente os vencedores de 38 modalidades da imprensa local, mas nesta 11ª edição da festa, houve redução na quantidade de homenageados devido a 2011 ter sido um ano atípico devido às chuvas que também afetaram a sede da AFI na Praça Getúlio Vargas, parcialmente destruída pela enchente.

“O que importa mesmo é a qualidade e não a quantidade”, resumiu José Duarte, que promoveu ainda um momento de emoção à noite festiva com homenagem póstuma ao jornalista falecido este ano, Gabriel Calixto, editor do jornal Olhar Público e membro da equipe de repórteres da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura na gestão do prefeito Heródoto Bento de Mello. O troféu foi recebido pelo pai, a viúva e a irmã do jornalista. José Duarte também enalteceu outros integrantes da imprensa friburguense e filiados da AFI que faleceram em 2011 com menções especiais: Waldemir Francisco Teixeira, o estilista Francis, o bispo Dom Clemente Isnard, a parapsicóloga e titular da agora extinta coluna Percepção em A VOZ DA SERRA, Ana Maria Wolf, o produtor de TV Sérgio Madureira e o ex-prefeito de Nova Friburgo, Paulo Azevedo, vítima de soterramento na tragédia das chuvas no distrito de Campo do Coelho.

José Duarte destacou ainda a busca constante da atual diretoria da AFI pela valorização profissional da classe viabilizando a expedição do registro profissional junto ao Sindicato dos Jornalistas do Estado, parceria com a Universidade Estácio de Sá para difusão de estágios na própria AFI, a luta por uma nova sede e parcerias com lojas e prestadores de serviços locais resultando em descontos para os filiados à instituição em vias de ser regulamentada por lei municipal, cujo projeto deverá tramitar na Câmara dos Vereadores, tornando-a o órgão regulador da imprensa friburguense.

O presidente José Duarte também enumerou algumas dificuldades enfrentadas ao longo de sua gestão e fez um agradecimento especial ao gerente do supermercado Bramil, Sebastião Ventura, o Tatá, um dos patrocinadores da premiação junto com a concessionária Rota 116, a Loja Maçônica Indústria e Caridade, Prodesporte, Perfumaria Transformação, O Boticário e Maria Derli, da Catedral São João Batista.

Fonte: A Voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.