quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chuvas do início do ano causam transtornos aos moradores do Córrego Dantas - Por Matheus Oliveira

O ano de 2012 chegou e a população friburguense teve que enfrentar as fortes chuvas que caíram em toda cidade nos primeiros dias de janeiro, que foi o equivalente a metade do previsto para todo este mês, cerca de 135 milímetros. E com chuvas intensas e contínuas, diversos bairros tiveram problemas com alagamentos e riscos de deslizamentos. Um dos locais que mais teve problemas com tal situação foi o de Córrego Dantas, onde o rio que corta o bairro transbordou alagando algumas casas e deixando a população em alerta, fazendo com que a Defesa Civil abrisse o ponto de apoio da localidade para receber os moradores das áreas de risco.

O bairro de Córrego Dantas, sofre com problemas desde a catástrofe de janeiro, motivando moradores a realizar diversas manifestações, como a que ocorreu no último dia 19 de dezembro, onde a população realizou uma barricada, obstruindo o trânsito do bairro. Porém, apesar disso, pouca coisa mudou, pois nos primeiros dias de janeiro o rio transbordou alagando ruas e deixando a população insegura a cada chuva forte, como relatou o morador Claudio José, que disse que a população não tem dormido com medo de novos alagamentos e deslizamentos. Ele aproveitou ainda para cobrar medidas mais eficazes das autoridades para melhorar a situação do bairro.

No final de 2011, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), após o pedido da população, realizou uma dragagem no rio, mas os moradores reclamam que os trabalhadores do órgão deixaram a areia em um terreno próximo ao rio, o que com cada nova chuva é levada novamente para dentro do leito.

Outra moradora do local, Claudia Gregório falou sobre o problema vivido por ela e por seus vizinhos com as chuvas do início do ano: “Nossa situação está muito complicada desde a tragédia do ano passado, com o rio enchendo a cada chuva forte, alagando a rua da minha casa. O Inea só dragou este rio, porque realizamos uma manifestação no final do ano, mas isto pouco adiantou e atualmente estamos vivendo um drama, pois ninguém dorme com medo de sofrer com uma nova tragédia neste período de chuvas”.

Antonio Marcos, outro habitante do local, viu a mãe perder a casa na tragédia e, diante da situação, pediu maior atenção dos órgãos públicos para com as pessoas da região: “Estamos sofrendo com o descaso das autoridades, que não tem realizado as obras necessárias para melhorarem nossa realidade. Este rio está assoreado e a cada chuva mais forte ele fica cheio. Se for feita uma dragagem bem feita, resolve o problema das inundações”.

Com a ocorrência de chuvas fortes, a Defesa Civil abriu o ponto de apoio do bairro. Sobre o esquema montado para receber os moradores das áreas de risco, o major Pitaluga, do Corpo de Bombeiros, explicou: “O ponto de apoio foi criado para que as pessoas fiquem no período entre oito e doze horas, pois a partir deste momento, a Secretaria Municipal de Assistência Social precisa disponibilizar um abrigo com condições mínimas para que a pessoas que tenham saído de áreas de risco possam habitar por algum tempo”.

Segundo o major, existem cerca de 15 pontos de apoio na cidade, funcionando sempre de maneira transitória, e após o período de doze horas algum amigo ou familiar podem levar essas pessoas para locais mais seguros.

Em visita ao bairro na tarde de segunda-feira, 2, o prefeito interino Sérgio Xavier falou sobre as ações que estão sendo realizadas para dar segurança aos moradores: “Estamos em uma ação conjunta entre Governo Estadual, Municipal e a Cruz Vermelha, fazendo um trabalho de prevenção com treinamentos e simulações. Neste momento estamos atuando nos bairros com maior risco como o Córrego Dantas. Então desde domingo as sirenes de alerta estão tocando, levando as pessoas para os pontos de apoio com a maior segurança possível, buscando proporcionar tranquilidade a todos”.

Sobre o trabalho de desassoreamento do rio e das reclamações dos moradores, o chefe do Executivo disse que a areia será levada para um local distante: “Na semana passada, começamos um trabalho pesado, retirando a areia do local. Durante muito tempo, pouca coisa foi feita e estamos trabalhando para recuperar isso e realizar ações mais eficientes. Já arrumamos um local para colocar todo o material, mas precisamos esperar o tempo melhorar novamente para retomar os trabalhos”.

Para encerrar ele deixou um recado para toda a população friburguense: “Quero pedir a todos os habitantes de Nova Friburgo que busque as informações oficiais, não seguindo informações pouco confiáveis, que buscam desestabilizar o momento crítico que passamos. É a Defesa Civil quem possui as informações mais seguras para transmitir a toda a população em situações como essa”.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.