quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Quais são os primeiros passos para ter uma rede de franquias?
É essencial analisar se a empresa tem estrutura física, financeira e de pessoal para entrar no sistema de franchising
Por Ricardo Bomeny*
“Possuímos uma rede de lojas em shoppings e temos recebido e-mails perguntando se somos uma franquia. Por onde podemos começar para vir a ter lojas franqueadas?”
Luzinete
Cara Luzinete,
O empresário que deseja expandir o seu negócio por meio do sistema de franquias deve começar avaliando o quanto está preparado para essa expansão. Negócios em rede requerem estrutura física, financeira e de pessoal. Por isso é essencial passar por um processo de análise profunda dessas condições antes de iniciar a venda de lojas.
O primeiro passo é conhecer como funciona o sistema, por meio de pesquisas, cursos e outros meios que ajudem a esclarecer todas as dúvidas acerca do tema. Em seguida, fazer um estudo de franqueabilidade do seu negócio, ou seja, analisar as condições atuais da empresa e posicionamento da marca e dos produtos no mercado em que atua, avaliar o mercado e a concorrência e definir o modelo, o conceito e a estrutura que serão replicados. A partir daí, desenhar o plano de expansão: quantas unidades serão abertas, em quanto tempo e em quais regiões, e estabelecer os investimentos necessários para colocar o plano em prática.
Depois, é importante desenvolver e formatar o sistema operacional e de gestão para possibilitar a operação da franquia pelo franqueado de acordo com os padrões definidos pela franqueadora. Nesse momento, é fundamental a elaboração de manuais de implantação e operação para serem seguidos pela rede, garantindo o seu funcionamento. Por último, antes de lançar a franquia no mercado, é recomendado que o modelo seja testado e validado em uma unidade piloto, permitindo eventuais correções antes da implementação final.
Para percorrer todo esse caminho, você pode contar o apoio da ABF, que oferece informações no site, cursos e treinamentos, além de contar com uma biblioteca em sua sede, com um excelente banco de dados disponíveis para consulta. Se preferir, pode contratar uma consultoria especializada. A maioria costuma disponibilizar serviços personalizados para cada passo do desenvolvimento do negócio.
* Ricardo Bomeny é presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Fonte: PEGN
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