segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Friburgo retoma feira de produtos orgânicos

Desativada após tragédia climática de janeiro de 2011, a feira deixou o bairro Cônego e passou a funcionar na Praça do Suspiro, aos sábados, das 7h às 13h

Rio - Nova Friburgo, na Região Serrana, reconquistou importante atrativo agroturístico: a Feira de Produtos Orgânicos, uma iniciativa conjunta da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio (Abio, grupo Orgânicos da Serra), da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, da Embrapa Agrobiologia e da prefeitura.

Na feira de Friburgo, o público encontra alimentos sem resíduos tóxicos e com alto valor nutricional
Foto: DivulgaçãoDesativada após a tragédia climática de janeiro de 2011, a feira deixou o bairro Cônego e passou a funcionar na Praça do Suspiro, no Centro, aos sábados, das 7h às 13h. Lá, o público encontra legumes, frutas, verduras, compotas, grãos, temperos, ovos orgânicos e mercadorias da agroindústria familiar, produzidas por 15 agricultores certificados de Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro e Duas Barras.

Também há novidades como suco vivo, café, chá orgânico e outros produtos naturais, além de folhetos sobre agricultura orgânica.

A retomada da feira é desdobramento da unidade de pesquisa participativa em comercialização de produtos orgânicos, implantada em 2011 pelo Rio Rural, em parceria com a Pesagro-Rio, em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e Bom Jardim. Segundo a pesquisadora responsável pelo Núcleo de Pesquisa Participativa na Região Serrana, Maria Fernanda Fonseca, um dos objetivos é favorecer a produção de alimentos saudáveis. “A feira permite maior aproximação entre agricultores e consumidores. O público encontra produtos sem resíduos tóxicos e com grande valor nutricional”, explicou.

José Wanderson Knupp é um dos feirantes e representa o Sítio Cultivar, no Circuito Turístico Ponte Branca, onde produz grãos, frutas, ovos e produtos minimamente processados. A empresária Cristina Gomes é frequentadora assídua da feira: “Os produtos daqui são diferenciados. O sabor é melhor e faz bem para a saúde”, elogia.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.