sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Governo Municipal vai ao Rio buscar medidas para criação de Distrito Industrial


Carlos Boueke, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, encontrará representantes do CODIN e BNDES

Com o objetivo de criar um ambiente seguro e saudável para as empresas se instalarem no município de Nova Friburgo, o Governo Sérgio Xavier busca parcerias para tirar do papel o projeto do Distrito Industrial, localizado em Conquista. Para selar essas parcerias, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, irá ao Rio de Janeiro, na terça-feira (28), se reunir com membros do CODIN – Companhia de Desenvolvimento Industrial – com o intuito de conseguir financiamentos para os empresários interessados. Boueke tenta ainda parceria com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento.

Segundo o secretário, foi realizado um levantamento junto à FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – constatando que aproximadamente 25 empresas do município teriam interesse na mudança, pois estão situadas em áreas de risco. A Secretaria do Meio Ambiente já fez o levantamento da área para a construção do distrito industrial – no distrito de Conquista, próximo à Queijaria Escola.

“Estamos querendo buscar maneiras, alternativas de facilitar os empreendedores de Nova Friburgo a se realocarem, realocar os negócios em um distrito industrial que nós estamos estruturando. O custo para transferência de uma indústria é muito alto, além da necessidade do industriário precisar manter a sua rotina, a sua produção, ele ainda tem que parar, construir e mudar o seu maquinário para uma nova instalação. Para isso estamos indo ao Rio de Janeiro, vamos ter uma reunião com a Conceição Ribeiro – presidente do CODIN, que é um órgão de fomento a indústria – tentando buscar linhas de financiamento para esse pessoal poder fazer essa mudança em condições competitivas”, revelou Carlos Boueke.

O objetivo do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico é de voltar do Rio de Janeiro com alguma parceria de financiamento para apresentar aos empresários locais. “Também estamos buscando reunião com a diretoria do BNDES, o que seria um segundo momento de nosso planejamento. O BNDES também possui umas linhas interessantes de fomento à indústria e estamos querendo basicamente apresentar um grande pacote para esses empresários financiando o terreno e financiando a realocação, a construção de um novo galpão. Isso tudo já está ambientalmente correto e em uma área segura, no terceiro distrito.”

Segundo Carlos Boueke, a criação do distrito industrial não visa apenas realocar as indústrias de Nova Friburgo, mas também atrair novas empresas dispostas a investir no município, já que a nova área contará com ótima infraestrutura oferecida pelo Governo Municipal.

“O município entrou facilitando todas as questões ambientais e proporcionando uma infraestrutura, um redirecionamento de um adensamento demográfico para aquela região; linhas de ônibus, enfim, administrando a questão logística desta operação de mudança e aproveitando que alguns empresários locais têm interesse em se realocar, vamos tentar buscar novas empresas para esses investimentos que estão acontecendo no redor de Nova Friburgo, como: COMPERJ, Porto do Açu; qualquer empresa que queira se instalar aqui. Nós vamos tentar fazer o máximo de facilitação para novos projetos, novos investimentos no município.”

Caso alguma empresa demonstre interesse em se realocar ou integrar o Distrito Industrial, pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico pelo telefone: (22) 2523 – 9206, ou com a repartição regional centro-fluminense da FIRJAN, pelo telefone: (22) 2523 – 6350.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.