sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PRIMEIRA MÃO: Nova Friburgo participa do Salão de Turismo 2012

Secretária de Turismo, Bianca Tempone, recebeu o chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Marcos Pereira, e o presidente da TurisRio, Nauro Ghres, que apresentaram detalhes da feira internacional

O setor de turismo é um dos mais significativos na cadeia produtiva, e atualmente um em cada 11 trabalhadores está ligado diretamente à atividade. O turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por cerca de 4% do PIB do Estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a R$ 319 bilhões. Ciente desses números, e sabendo que a cidade de Nova Friburgo tem como tendência natural a atividade do Turismo, a Secretaria de Turismo de Nova Friburgo realizou, na manhã de quarta-feira, 22 de agosto, uma reunião com os diversos segmentos do Trade de Turismo da cidade. O objetivo do encontro foi a apresentação de todos os detalhes do Salão de Turismo 2012-Brite. Para apresentar o evento, estiveram presentes o chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Marcos Pereira, que representou o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e o presidente da TurisRio, Nauro Ghres. O evento internacional contará com um estande institucional do município de Nova Friburgo, com 30 metros quadrados, que vai expor o melhor dos atrativos que a cidade possui, entre eles hotelaria, gastronomia, cultura, entretenimento, artesanato e moda íntima.

A parceria com o Governo do Estado, empresários e organizações dos diversos setores é uma filosofia do governo do Prefeito Sérgio Xavier, que visa estar sempre aberto aos mais diversos elos de cooperação. “A nossa gestão pública busca sempre unir forças por Nova Friburgo. E agora é o momento de aproveitarmos as oportunidades e trabalharmos muito para dar visibilidade ao que temos de melhor. Lembrando que estamos às vésperas de grandes eventos que trarão para o nosso Estado milhões de visitantes. Assim, temos que buscar valorizar cada vez mais a nossa região. Neste próximo Salão de Turismo teremos a chance de mostrar não só os nossos atrativos, como também os equipamentos e a infraestrutura turística que dispomos”, enalteceu o prefeito Sérgio Xavier.

Para Marcos Pereira, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, a iniciativa da secretária municipal de Turismo, Bianca Tempone, em reunir todo o Trade do Turismo de Nova Friburgo, para a participação no Salão Estadual de Turismo 2012-Brite, mostra que Nova Friburgo sai na frente. “Gostaria de mais uma vez ratificar a importância de encontros como esse. Isso demonstra a capacidade do município de se organizar, e principalmente de se cotizar, mostrando que o setor de Turismo pode desenvolver a economia do município. A vocação natural de Nova Friburgo ajuda muito, porque é uma cidade maravilhosa, belíssima, com pessoas maravilhosas. Assim, será muito importante para a política estadual de Turismo a participação de Nova Friburgo no Salão Estadual de Turismo 2012”, destacou Marcos Pereira.

Conforme explicou a secretária municipal de Turismo, Bianca Tempone, a reunião foi uma proposta da Secretaria Municipal de Turismo com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre o município de Nova Friburgo, os empresários do setor e o Governo do Estado. “Temos que aproveitar essa oportunidade, pois, o Estado está sendo muito participativo nos projetos turísticos que temos apresentado. Assim, temos que agradecer o apoio e a confiança que sempre depositaram em nós. E a prova disso é a vinda dos representantes da Secretaria Estadual de Turismo e da TurisRio para essa reunião”, destacou Bianca Tempone.

A secretária destacou ainda que qualquer tipo de atividade, para que esta possa se desenvolver em sua plenitude, de forma fortificada e sustentável, é imprescindível a união dos diversos segmentos, a organização e a aplicação de estratégias eficazes. “O interessante é que pudemos reunir vários empresários de vários segmentos ligados ao Turismo, que estão muito interessados e confiantes no projeto, assim como o Governo do Estado, que está percebendo a garra e a vontade de Nova Friburgo em se superar, em dar a volta por cima e firmar-se como um destino turístico de excelência”, comemora a secretária municipal de Turismo.

Nauro Grehs, vice-presidente da TurisRio, que é a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Estadual de Turismo, afirmou que o encontro proposto pela Secretaria Municipal de Turismo foi uma iniciativa pioneira, comparada com outros municípios maiores que ainda não se mostraram tão organizados e voltados para a participação no Salão de Turismo 2012-Brite. “É muito importante esse encontro realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, representado pela secretária Bianca Tempone, porque com essa brilhante iniciativa a cidade de Nova Friburgo se colocou à frente, reunindo o empresariado do setor para o Salão de Turismo. Essa mobilização bem organizada da secretaria municipal de Turismo é fundamental para que haja a verdadeira união, pois, esse é o momento em que é preciso sair na frente, se destacar. Isso mostra que Nova Friburgo quer voltar com força total ao circuito turístico, inclusive internacional, e no evento vai poder mostrar para mais de 200 operadores internacionais que está pronta para vender os atrativos e voltar a ser um pólo turístico de excelência”, frisou Nauro Grehs.

Segundo Edna Veiga, diretora executiva da Associação Comercial de Nova Friburgo (ACIANF) e também colaboradora do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, é muito interessante ver que o município está se organizando para levar de forma estratégica e impactante o melhor que a cidade tem para esse evento. “Essa aproximação público-privado é fundamental para que seja criada essa estratégia de como se apresentar lá, de forma estruturada e que gere resultados. A iniciativa é muito boa. Acho que juntando as forças o resultado é sempre muito bom”, disse Edna Veiga.

O empresário e presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Flávio Stern, que fez parte da apresentação, afirmou que um evento como o Salão de Turismo 2012-Brite é fundamental para o sucesso dos negócios da cidade, isso principalmente com o apoio do Governo do Estado ao município. “Teremos a chance de levarmos tudo o que temos de melhor para esse Salão de Turismo, que é uma feira bem moderna, com rodada de negócios, com comercialização de produtos, e isso é fundamental para o nosso progresso”, comentou Flávio Stern.

Dessa forma, a participação de Nova Friburgo no Salão Estadual de Turismo 2012-Brite será uma oportunidade ímpar para a cidade mostrar, da melhor forma possível, que a região está apta a receber turistas, e que possui um excelente equipamento hoteleiro, com uma gastronomia já consagrada, além de todos os bens culturais e naturais. Participarão do estande de Nova Friburgo várias entidades, como o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Sebrae, instituições de ensino voltadas para o Turismo, hotelaria, gastronomia, artesanato, moda intima, entretenimento, e diversos serviços ligados ao Turismo.

Contudo, o trabalho só começou. Nas próximas semanas serão realizadas reuniões entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Trade do Turismo de Nova Friburgo para serem acertados todos os detalhes, com os diversos segmentos do setor, sobre os produtos que serão expostos, a forma que estes serão dispostos no estande do município, e as estratégias para melhor apresentar a cidade de Nova Friburgo, que tem em sua história e tradição um Turismo qualificado e diferenciado.

O mais completo evento de turismo da América Latina

Promover o Turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de visitantes ao País a partir de 2013, dois anos antes da Copa do Mundo. Esses são os objetivos do Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 – Brazil International Tourism Exchange, que é uma realização da Secretaria Estadual de Turismo e a Escala Eventos.

O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro, nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, e ocupará mais de 10 mil metros quadrados de área. A ação será uma oportunidade de otimizar o desenvolvimento da indústria do turismo a partir da geração de negócios e da comercialização de pacotes.

Com o tema “Cores e Sabores do Brasil” o evento trará ao Rio as principais festas folclóricas e manifestações artísticas brasileiras, entre as quais, apresentações de Samba, Festival de Parintins, Festa Junina, Carnaval e Oktoberfest. Durante três dias, o público poderá conhecer a cultura, a gastronomia, o artesanato, a moda e o folclore dos roteiros regionais que contribuem para evidenciar a singularidade dos diversos destinos brasileiros. A agenda gastronômica destacará o melhor dos ingredientes tipicamente brasileiros e os visitantes também terão a oportunidade de aproveitar as ofertas de pacotes de viagem.

O Salão de Turismo do Rio de Janeiro / Brite 2012 contará com áreas regionais, onde as Secretarias Estaduais e Municipais, hotéis, parques, pousadas, agências de viagem e fornecedores do setor estarão expondo seus produtos e serviços. Parques temáticos nacionais, artesanato brasileiro, turismo de aventura, Spas, Hotéis Roteiros de Charme e Turismo GLBT fazem parte dos segmentos que terão espaços especiais de exposição.

Promovidos em conjunto, o Salão de Turismo do Rio de Janeiro e o Brite reunirão os principais destinos turísticos do Brasil e mais de 100 principais operadores internacionais dos maiores mercados emissores mundiais. Os eventos terão uma Bolsa de Negócios, uma área restrita e exclusiva para profissionais do setor negociar os produtos turísticos brasileiros junto aos operadores internacionais de turismo. Terão também o “Fórum do Conhecimento”, com a motivação de multiplicar informações e ressaltar a importância da capacitação de novos profissionais e estudantes das áreas de turismo e hotelaria, além do “Circuito Profissional do Turismo”, um novo espaço dentro do Brite que busca atender aos profissionais e empresários do setor.

O Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 é considerado o mais completo evento de turismo da América Latina e terá amplos investimentos, reunindo cerca de 150 expositores, das cinco regiões brasileiras. O evento gerará mais de 4.500 empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 8 milhões e a expectativa é que sejam gerados R$ 800 milhões em negócios. E entre as 50 mil pessoas que estão sendo esperadas para o evento estarão operadores de turismo, profissionais da indústria do turismo, secretarias de turismo, estudantes, jornalistas, formadores de opinião e visitantes.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.