domingo, 26 de agosto de 2012

Guarda Municipal fará treinamento para uso de equipamento de defesa não letal

Encerrando o planejamento feito em 2009 pela equipe da Secretaria de Ordem Urbana, a Guarda Municipal de Nova Friburgo passará a utilizar nova ferramenta

A Guarda Municipal, que tem hoje as ROTAMs (Rondas Táticas Motorizadas), a Ronda Escolar e está prestes a receber novos uniformes mais adequados à atividade, passou por mudanças, sobretudo no que diz respeito à dedicação à segurança dos cidadãos em Nova Friburgo, e por isso é possível dizer que a corporação está diferente de quatro anos atrás, principalmente no que tange ao empenho e preparo de seus componentes. Este resultado é comemorado pela equipe da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, em função do processo de transformação cultural e de valores.

Nos próximos dias, o equipamento de defesa não letal, spray de pimenta, passará a ser utilizado pelos guardas municipais, para evitar o uso da força em situações específicas. O material foi doado pela STAM em uma operação inovadora em que o Exército Brasileiro (que controla a venda deste tipo de material) autorizou a empresa a adquirir o item para entrega à Guarda, item este que já se encontra no depósito da indústria e será entregue em cerimônia em data ainda a confirmar.

"A ação da Guarda Municipal, hoje, fruto de um bem elaborado e executado planejamento, é de efetivo apoio às policias do estado na manutenção da ordem pública e segurança. Nessa posição, nossos GMs, agora, terão melhores condições de trabalho. Não é incomum que nossos homens se vejam envolvidos em situações de embate, quer com pessoas em flagrante de dano ao patrimônio ou serviços públicos, quer com pessoas em flagrante de outros crimes. Com este equipamento, garantiremos a segurança de nossos homens e mulheres, bem como das demais pessoas envolvidas", afirma o Cel. Hudson de Aguiar Miranda, secretário municipal de Ordem Urbana.

Tecnologia de ponta na manutenção da ordem pública

A Guarda Municipal de Nova Friburgo passa a integrar o pequeno grupo das Guardas Municipais Brasileiras equipadas com este tipo de tecnologia de ponta na manutenção da ordem pública. O equipamento, produzido por uma das maiores indústrias mundiais de defesa, a Condor S.A., estará disponível em três modelos, dois para uso pessoal e um para controle de distúrbios.

A Condor S.A. firmou acordo com a Secretaria de Ordem Urbana do município para oferecer treinamento gratuito à Guarda Municipal de Nova Friburgo e enviará no dia 31 de agosto seu gerente de treinamento, ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais da PM - BOPE, Cel. PM Vargas, e sua equipe para ministrar curso aos Guardas Municipais.

"E preciso registrar a inestimável ajuda do amigo e empresário Rogério Farias, que ao saber de nosso projeto prontificou-se a financiá-lo através da STAM. É um exemplo de responsabilidade social a ser observado por todos e imensamente agradecido por nós em nome dos homens e mulheres da Guarda Municipal de Nova Friburgo", diz o secretário de Ordem Urbana.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.