quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PRIMEIRA MÃO: Nova Friburgo agora é a sede do 7o Comando de Policiamento de Área da PM

Para o secretário municipal de Ordem Urbana, Coronel Hudson Aguiar, o 11o Batalhão em Nova Friburgo tem uma área física que melhor comporta o 7o CPA

O 7o Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que funcionava em Petrópolis, e atua nas regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense, foi transferido para Nova Friburgo. Um ato oficial com autoridades e militares, realizado na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, marcou o início das atividades do 7o CPA em Nova Friburgo, que atuará em um prédio anexo ao 11o Batalhão da Polícia Militar, em Duas Pedras. Na ocasião, o secretário municipal de Ordem Urbana, Coronel Hudson Aguiar, representou o Prefeito Sérgio Xavier.

A responsabilidade do 7o CPA é coordenar todas as ações dos batalhões subordinados, que são eles: o 11o BPM (Nova Friburgo, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Trajano de Morais e Santa Maria Madalena), o 26o BPM (Petrópolis), o 30o BPM (Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo) e o 38o BPM (Três Rios, Areal, Paraíba do Sul, Comandante Levy Gasparian e Sapucaia).

O secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson Aguiar Miranda, que esteve na solenidade também representando o Prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, explicou que a mudança física da sede do 7o CPA para Nova Friburgo teve como principal razão uma questão de logística. “O 11o Batalhão em Nova Friburgo tem uma área física que melhor comporta esse Comando, o que não ocorria em Petrópolis”, disse o coronel.

Segundo o Comandante do 11o BPM, Coronel Marcelo Freiman, o fato do 7o CPA estar instalado dentro do complexo do 11o Batalhão, em Nova Friburgo, vai trazer benefícios para a segurança pública na cidade. “Com o 7o CPA em Nova Friburgo será possível verificar mais de perto as dificuldades e demandas de segurança da cidade, não deixando, em momento algum, de atender todas as necessidades de segurança na região de atuação, que abrange quatro batalhões e 18 municípios”, destacou o coronel Freiman.

Dessa forma, o 7o CPA atua como uma espécie de intermediário entre os batalhões e o Comando Geral da Polícia Militar, sediado na capital. Do CPA são emanadas as decisões de planejamento, estratégia, inteligência e informações para os batalhões, conforme descreveu o comandante do 7o CPA, coronel James de Barros, que já foi comandante do 11o Batalhão.

O Chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues da Silva, esteve no evento e destacou que o 7o CPA existe desde 2009 e descreveu o principal objetivo do Comando: “a missão é fazer um elo entre o Comando da corporação e os batalhões, isso por meio de monitoramento constante das demandas das unidades. O objetivo é reduzir cada vez mais os índices de criminalidade em toda a região atendida”, definiu o coronel Robson, que explicou ainda que o 7o CPA, que tem um efetivo de 22 policiais, entre oficiais e praças, não saiu de Petrópolis, ele apenas mudou a sua sede, contudo, a atuação permanece em Petrópolis, e em todos os outros 17 municípios atendidos.

Para o Prefeito de Nova Friburgo, a mudança da sede representa um importante olhar da Polícia Militar ao município, que não só reconheceu que a área física onde funcionará o 7º CPA é mais adequada para os objetivos do Comando, mas para a segurança de toda a região do interior fluminense, onde a mesma atua. "Estamos honrados com essa escolha e vem de encontro ao nosso desejo de ter uma Nova Friburgo com menos violência. Uma ação gera reação. Quero acreditar que muito contribuirá para diminuir os índices de violência em nossa cidade", destacou Sérgio Xavier sobre o assunto.

Conselho de Segurança de Nova Friburgo faz reivindicação ao Comando Geral da PM

Com o objetivo de sensibilizar o Comando Geral da PM, no que diz respeito ao baixo número de policiais no 11o Batalhão e a falta de um centro de capacitação e treinamento de PMs na unidade, membros do Conselho de Segurança de Nova Friburgo (CONSEG) entregaram, durante o evento de implantação do 7o CPA em Nova Friburgo, uma carta com as reivindicações ao Chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues da Silva.

Segundo Zury Maurer, vice-presidente do Conseg, a carta de reivindicação destaca que o 11o Batalhão de Nova Friburgo possui o menor contingente de todo o interior, isso comparado a outros batalhões. “Nós precisamos reverter essa situação. Uma vez que o 11o Batalhão é o responsável por vários outros municípios da região. O efetivo está muito defasado, e segundo estimativas, possui a carência de cerca de 160 policiais”, explicou o vice-presidente do Conselho.

Sobre a capacitação e treinamento de policiais, o pedido é que seja retomada a formação dos PMs em Nova Friburgo, no 11o Batalhão. “Esse treinamento já houve no passado, e mostrou-se muito eficiente. Em cada semestre eram formados 90 PMs, que eram da região, logo, o comprometimento era maior, e destacando que por serem daqui, eles atuavam no policiamento ostensivo de forma mais eficaz por conhecerem bem o local, além de não serem necessários gastos com deslocamento e hospedagem para a capital, para onde foi transferido o Centro de Treinamento”, frisou Maurer.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.