sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Número de alunos da Oficina Escola de Artes cresce


Depois de chegar a menos de 400 frequentadores, Governo Sérgio Xavier atrai novos estudantes

Criada com o intuito de encaminhar jovens interessados ao mundo artístico, a Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo é uma referência. No ultimo ano, o número de frequentadores caiu consideravelmente, chegando a menos de 400. Hoje, com uma nova visão da Secretaria de Cultura do Governo Sérgio Xavier, a quantidade pode até ser triplicada, como explica a diretora do espaço, Mariane Ieker Canella.

“Hoje nós temos mais de 700 alunos frequentando a escola, mas a maioria dos alunos frequenta mais de um curso, com isso, nós multiplicamos esse número por dois e às vezes quase três. Nós os estimulamos a buscarem outros cursos, ou seja: os alunos de teatro são estimulados a fazerem canto, dança, e isso aumenta as suas potencialidades e os possibilita fazerem vários papéis no palco”, explica Mariane.

Uma das medidas para atrair novos alunos foi a realização da “Aula Aberta”. De acordo com Mariane, a medida consistia em ir às escolas da rede pública apresentar o trabalho realizado, além de convidar os alunos para conhecer o espaço da Oficina Escola de Artes, o que conquistou os novos frequentadores.

“Os alunos do Colégio Estadual Julio Salusse vieram aqui. Um professor trouxe várias turmas, eles passaram a tarde conosco conhecendo as áreas onde eram possíveis serem feitas as aulas, conhecendo a casa também, já que estamos em um prédio antigo da cidade, tombado pelo patrimônio histórico. Então, é uma casa que conta uma história, a casa do barão de Nova Friburgo. Com isso, as crianças traziam depois os familiares e se matriculavam aqui, o que deu muito resultado, a procura aumentou bastante. Quem quiser agendar uma visita é só vir nos procurar”, revelou Mariane.

A diretora da Oficina Escola de Artes destaca também a importância da arte na vida dos jovens para convencer os pais a estimularem seus filhos a seguirem o caminho artístico: “o jovem quando está com seus 15 anos, naturalmente ele entra numa fase da vida que é de experimentação: são os grupos, os encontros fora da escola com os amigos nos fins de semana, uma festa. Ele quer experimentar sensações, coisas que lhe dão prazer, desprazer e através da arte ele pode experimentar isso o tempo inteiro. Além do mais, ele está desenvolvendo potencialidades que podem servir para o futuro dele e mais, além de tudo ele está ocupando seu tempo criando algo, ocupando seu tempo com coisas boas. Nessa hora ele não está à mercê de outras situações que ele poderia estar como a ociosidade, as drogas e a marginalidade.”

Mariane revela que se apaixonou pela Educação quando ainda era jovem, mas ao ouvir o pedido para explicar o que poderia representar a arte na vida dos jovens alunos, nota-se na resposta que sua única paixão não é apenas a educação, o que explica toda a determinação para fazer com que a Oficina Escola de Artes consiga atender a população de Nova Friburgo.

“Eu acredito que a arte é essencial para o ser humano e que todo ato do homem é artístico. Quando você acorda de manhã e vai se arrumar para trabalhar, você escolhe a sua roupa, pensa que casaco combina com a camisa e com a calça que está usando, isso é um ato artístico. A arte faz parte do nosso cotidiano sem termos consciência, mas ela faz parte. É como respirar, se falta arte no meu dia, é como se faltasse o ar”, se declarou.

A Oficina Escola de Artes funciona na Praça Getúlio Vargas – ao lado da Agência dos Correios - de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30min, mas alguns cursos são realizados após o fechamento. Quem quiser praticar um dos cursos oferecidos deve procurar a sede da escola. O telefone para contato é (22)2533-1144.

Cursos oferecidos: Canto – Teclado – Violão – Cavaquinho – Trompete – Trombone – Flauta Doce – Flauta Transversa – Clarinete – Saxofone – Balé – Jazz – Dança Espanhola – Teatro – Circo – Artesanato – Reciclagem – Cerâmica – Informática – Fotografia – Oficina da Palavra.

Fonte: Ascom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.