Alimentação suplementar do gado com cana forrageira garante produtividade o ano inteiro
A redução da oferta de pastagem de qualidade nos períodos de seca é fator limitante para a produção de leite e carne. Nessas épocas, o produtor necessita buscar alternativas para garantir a alimentação do rebanho e a produtividade. Esse é o caso do Sítio Bom Jardim, no município do Carmo, na região Serrana, que com o auxílio de tecnologia recomendada pela pesquisa agropecuária está conseguindo manter os mesmos índices de produção durante todo o ano.
Primeira propriedade a obter certificação sanitária livre de Brucelose e Tuberculose no território fluminense, o sítio adotou o plantio de cana forrageira, que é oferecida aos animais misturada com uréia. A iniciativa partiu da Pesagro-Rio como bônus pela unidade ter aderido ao projeto de certificação desenvolvido pela empresa.
A escolha pela variedade mais adequada às condições locais é fundamental para o alcance dos resultados. Em trabalho conjunto com o produtor e a secretaria de Agricultura do Carmo, pesquisadores da Pesagro-Rio concluíram ser a variedade RB739735 a mais recomendada, por sua melhor adaptação em áreas acidentadas da região Serrana, embora a maior parte dos produtores locais utilizem a variedade "sempre verde", menos vantajosa para a produção.
- Enquanto a "sempre verde" apresenta mais folha e palha, a RB 739735 contém mais açúcar e caldo. É o que o animal quer e precisa. Como consequência, come mais e produz mais, influindo diretamente na qualidade e quantidade de leite e carne - comparou o pesquisador da Pesagro-Rio, Arivaldo Ribeiro Viana.
Segundo ele, o resultado econômico dessa opção pode ser comprovado na prática em propriedade vizinha, no mesmo município, que utiliza a “sempre verde” para alimentar o gado em época de seca. Ali, a produtividade leiteira, nesse período, fica entorno de cinco litros de leite/dia por animal. Já no Sítio Bom Jardim, com a tecnologia recomendada pela Pesagro-Rio, este número mais que dobra, com cada vaca produzindo 12 litros/dia.
Fonte: Paulo Filgueiras
Assessor de Comunicação Programa Rio Rural - Região Serrana
Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária/RJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.