quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Secretaria de Agricultura financia produção de mel no Estado do Rio

Crédito com recursos do Tesouro Estadual vão incentivar a apicultura fluminense

A apicultura, atividade que envolve no estado 1.418 produtores, segundo censo da Emater-Rio, ganhou um importante reforço para o seu desenvolvimento. A Secretaria de Agricultura, através de seus programas de fomento, está concedendo financiamento para incentivar e modernizar o setor. A iniciativa visa permitir a melhoria das condições de manejo, coleta, processamento e envasamento do mel bruto e seus derivados utilizando as boas práticas de produção recomendadas pelos técnicos.

Assim o produto chegará aos entrepostos de mel e cera com a qualidade necessária para ser bem manipulado, beneficiado e comercializado, melhorando a qualidade do produto no estado, maior centro consumidor de mel do país. A medida também deverá aumentar os índices de produção e produtividade no segmento.

Para investimento, o financiamento tem o teto de R$ 30 mil, com 3 a 5 anos para pagamento, e de 1 a 2 anos de carência. Já para custeio o limite é de R$ 10 mil, com até 18 meses para pagamento. Os recursos poderão ser aplicados na aquisição de insumos, serviços de mão de obra e aquisição de equipamentos. A linha de crédito, com juros de 2% ao ano e recursos do Tesouro Estadual, é a mesma já disponibilizada pela secretaria de Agricultura para fomentar a fruticultura, agroindústria familiar e bovinocultura de leite, entre outras.

Nesta primeira etapa, o programa vai atender os produtores de Resende, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Sumidouro, municípios que reúnem grande número de apicultores. Até 2013 todo o estado deverá ser contemplado. Para se cadastrarem, os produtores interessados devem procurar os escritórios da Emater-Rio.

O coordenador José Henrique Moraes lembrou que por se tratar de uma atividade migratória em que os apicultores não tinham a propriedade da terra para dar como garantia, era difícil acessar a linha de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

- No financiamento do Governo do Estado o produtor deverá apresentar documento assinado pela Emater-Rio e pela associação local de apicultores comprovando estar na atividade a mais de 2 anos, ter experiência no setor e parte da renda familiar proveniente da venda de mel e derivados. Caso não haja associação local de apicultores, a comprovação pode ser assinada pela direção da Federação de Apicultores do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Agricultura ou pelo Sindicato Rural do município, a critério dos técnicos do escritório local da Emater-Rio que atende o município - informou.

Para o presidente da Federação de Apicultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Nelson Victor de Oliveira Filho, o fato de ser adaptado as características da atividade fazem do programa da Secretaria de Agricultura um grande facilitador para que os produtores tenham acesso aos recursos.

- Além disso, está sendo implantado com grande responsabilidade, envolvendo as associações de apicultores como avaliadoras - destacou.

Fonte: Secretaria de Agricultura do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.