segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saúde Programa Estadual de Transplantes bate recorde e anuncia metas

Esther Medina

Dia Nacional de Doação de Órgãos foi comemorado na última quinta-feira

Em homenagem ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Estado apresentou os avanços do Programa Estadual de Transplantes (PET) e anunciou as metas da segunda etapa, que deverão ser alcançadas até 2014. A previsão é criar o Serviço Estadual de Transplantes; Unidades de procura e preservação de órgãos; Ambulatório de avaliação e preparo de pacientes para transplantes, além de um Banco de Multitecidos, que hospedará ossos, córneas e pele. O Estado do Rio triplicou o número de doadores: antes de 2010, a média era de 5,1 doadores por milhão de habitantes. Ao final do primeiro semestre de 2012, o estado passou a contar com 14,4 doadores por milhão, suplantando a média nacional, de 11 doações por milhão de habitantes.

A captação de órgãos cresceu 45% em relação ao ano passado.

– O que a gente fez em seis anos é inimaginável. Vivíamos uma situação vexatória: o Rio era um dos lanternas no ranking nacional de captação e, hoje, estamos entre os três principais estados. Nos enche de orgulho e vamos continuar seguindo em frente para aperfeiçoar o projeto – disse o governador Sérgio Cabral.

Fonte: Secom Governo Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.