segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EFETIVA 389 NOVAS MATRÍCULAS EM CRECHES NOS ÚLTIMOS SEIS MESES

Uma das maiores e mais sérias demandas da Rede Municipal de Educação em Nova Friburgo é a geração de vagas em creche e pré-escola. Estima-se que, no início do ano de 2012, havia uma carência na ordem de 450 a 500 vagas.

Para que essa situação seja resolvida, duas ações são imprescindíveis: primeiro, a ampliação de unidades escolares adequadas a essa faixa etária (0 a 5 anos); segundo, a contratação de mais servidores para atuarem nessa área.

Nessa direção, a atual gestão da Secretaria Municipal de Educação envidou muitos esforços para minimizar os problemas. Apesar de pouco tempo, houve grandes avanços.

Seis unidades que estavam fechadas, desde janeiro de 2011, foram reformadas e reabertas. Helena Coutinho e CAEM (em Olaria), João Batista Faria (na Village), Santa Therezinha e Adriano Affonso (em Conselheiro Paulino, São Jorge). A creche de Varginha está em fase final de reforma para ser reaberta em Outubro. Nessa mesma unidade, Emília Adelaide Ferreira, ainda haverá obras de ampliação, cuja execução já está em andamento, além de investimentos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar, que garantirá mais espaço e conforto já para o próximo ano.

Outra medida, nesse campo, foi tirar do papel a obra de três novas creches, com recursos do FNDE, nos bairros de Nova Suíça, Vila Nova e São Geraldo. Todas estão com obras em andamento, sendo que Nova Suíça já começará o ano de 2013 em funcionamento.

No que tange à pessoal, a SME realizou um amplo Recadastramento entre seus servidores, o que possibilitou medidas administrativas para organizar melhor a lotação dos trabalhadores de modo a otimizar os serviços prestados.

Além disso, por conta de um TAC celebrado junto ao Ministério Público, a SME conseguiu a contratação de 190 novos funcionários.

Por conta disso tudo, entre os meses de Abril e Setembro de 2012, a Rede Municipal de Educação de Nova Friburgo efetuou 389 matrículas novas em suas unidades escolares de atendimento para creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos).

Para o prefeito Sérgio Xavier, “essa é uma vitória para a população friburguense e uma mostra da seriedade de toda uma equipe”.

A expectativa é que, com as três obras em andamento, mais algumas iniciativas ainda em fase embrionária, o Município aumente ainda mais sua capacidade de atendimento aos nossos pequenos cidadãos.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.