domingo, 11 de novembro de 2012

Defesa Civil de Nova Friburgo reúne Comitê de Comunicação

O Comitê de Comunicação da Defesa Civil de Nova Friburgo, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Nova Friburgo, reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia 5, no Salão Azul da Prefeitura. Participaram o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel bombeiro João Paulo Mori; o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, coronel Luiz Emmanoel Palência; a Assessora de Comunicação Social da Prefeitura, Janayna Saade; membros do CODENF, Jorge Maciel e Janimary Pecci; e representantes dos órgãos de comunicação da cidade.

Durante a reunião foram atualizados os contatos da imprensa local, sugerido um Protocolo de Cooperação a ser assinado no dia 12 de novembro, assim como sugestões de spots e VTs a serem vinculados na imprensa quando determinado pela Defesa Civil. O material a ser produzido tem como objetivo informar à população sobre os estágios de alertas e a respeito de um grande simulado que acontecerá em Nova Friburgo na manhã do dia 29, uma quinta-feira.

Durante o simulado do dia 29, segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, será o momento de colocar em prática tudo que foi estudado durante os simulados, de mesa e nas comunidades, realizados em meses anteriores. Apesar da ação iniciar no centro de Nova Friburgo, às 9 horas, o simulado se concentrará em Córrego D’Antas e Campo do Coelho, tendo como ponto de apoio o Colégio Estadual Eduardo Breder. Voluntários se passarão por vítimas fictícias para demonstrar como as pessoas devem ser socorridas e transportadas via terra ou ar, ocasião em que haverá possivelmente um helicóptero, ambulâncias e máquinas nas localidades.

Durante a reunião, o coronel Mori também comunicou à imprensa que no próximo dia 23, sexta-feira, às 18h, será realizada audiência pública na Câmara Municipal, para tratar dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, pois há previsões de ventos fortes no verão, devido às mudanças climáticas na região.

Protocolo de avisos da Defesa Civil

A Assessora de Comunicação da Prefeitura, Janayna Saade, apresentou durante a reunião a minuta do protocolo de avisos da Defesa Civil. O documento leva em consideração a necessidade de padronizar os avisos a serem divulgados à população durante os estágios de alerta e alerta máximo emitidos pela Defesa Civil no município de Nova Friburgo, pois a falta de padronização dos avisos pode levar à disseminação de boatos e à sobrecarga dos serviços de recepção de pedidos de socorro (telefones 199 e 193), além de outros canais de comunicação.

ESTÁGIO DE VIGILÂNCIA/NORMALIDADE – É o período normal, não havendo necessidade de avisar a população. Porém, no caso de estágio de ALERTA/ALERTA MÁXIMO será usado sempre o retorno para NORMALIDADE/VIGILÂNCIA.

ESTÁGIO DE ATENÇÃO - A Defesa Civil entrará em estágio de atenção quando for atingido o índice de 40 milímetros de chuva em 1 hora ou 100 milímetros em 24 horas em qualquer dos pluviômetros oficiais existentes no município. O ESTÁGIO DE ATENÇÃO será informado pela Defesa Civil à Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura para divulgação, para que seja emitida nota à imprensa em geral, seja por e-mail, telefone, ou mesmo um SMS específico. Neste estágio não serão veiculados spots e VTs.

ESTÁGIO DE ALERTA E ALERTA MÁXIMO/CRÍTICO – A Defesa Civil entrará em ESTÁGIO DE ALERTA quando for atingido o índice de 100 milímetros de chuva em 24 horas em qualquer dos pluviômetros oficiais existentes no município ou quando houver algum motivo relevante a critério da Secretaria de Defesa Civil; e o ALERTA MÁXIMO quando o índice for superior a 100 milímetros. O ESTÁGIO DE ALERTA será comunicado ao Prefeito municipal e secretariado, e à Assessoria de Comunicação Social para divulgação pela imprensa; nesses casos serão veiculados os spots e VTs.
  Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.